ALERTA: Governo prepara votação na ALMG para esquema de privatização da Fhemig

Circula nos bastidores da Assembleia Legislativa (ALMG) que o governador Zema prepara para colocar em Plenário a votação do Projeto de lei (PL) que prevê a entrega de hospitais da Fhemig para o setor privado com a criação do Serviço de Saúde Autônomo (SSA). O Sindicato Único dos Trabalhadores (Sind-Saúde/MG) aciona o alerta máximo aos servidores para mobilização intensa com o objetivo de impedir a privatização da saúde em Minas Gerais.

O PL 2127/24, de autoria do governador, cria o SSA como uma alternativa ainda mais perversa de entrega dos recursos da saúde e do patrimônio do SUS, sem transparência e com uma abertura sem precedentes para a falta de fiscalização do dinheiro público. O PL ameaça também o vínculo dos servidores públicos e cria os chamados cabides de emprego com altos salários.

No ano passado, a bancada de deputados da oposição conseguiu realizar uma série de obstrução ao Projeto que atrasou a sua tramitação. Agora, o governo tenta a retomada da discussão. O governo Zema pretende com o PL abrir nova possibilidade de desmonte da Fhemig. O governo tem enfrentado forte resistência sindical e popular contra o fechamento do Maria Amélia Lins (HMAL) e contra o repasse de outras unidades para Organizações Sociais.

Além da presença na ALMG e atenção às convocações do Sindicato, os servidores também podem votar CONTRA o PL2127/24 no site da Assembleia: https://www.almg.gov.br/projetos-de-lei/PL/2127/2024