Ajuda de custo passa a valer durante licenças de servidores
A partir de agora, servidor com afastamento legal terá devido a ajuda de custo. A lei, sancionada nesta quinta-feira (27/08), é fruto de uma luta dos servidores que viam seus salários caírem em período de licença. A nova regra foi publicada no Diário Oficial do Executivo junto com o reajuste salarial de 4,62%.
O valor será pago quando o servidor estiver de licença luto, licenças para tratamento de saúde e licença-maternidade, licença à adotante e licença-paternidade.
O Sind-Saúde critica veementemente o corte da ajuda de custo nas licenças desde sua implementação. O afastamento do servidor é o momento de maior vulnerabilidade do trabalhador e a perda desses valores no contracheque acumula uma série de problemas. O Sind-Saúde teve papel importante para convencer o governo a acordar a emenda com os deputados.
Já o reajuste de 4,62%, que virá a partir do próximo pagamento, foi alvo de polêmicas e um intenso debate para melhorar o índice. A proposta inicial apresentada pelo Zema era ainda pior, de 3,62%, abaixo da inflação. Apesar de conquistar apenas 1% a mais, a luta dos servidores na ALMG foi fundamental e mostrou mais uma vez a perversidade que o governo Zema lida com as pautas do funcionalismo estadual.