ACS e ACE em Minas Gerais são diplomados após curso técnico do programa “Mais saúde com Agente”

Representantes dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) participaram de uma cerimônia nesta quarta-feira (28/01) para marcar a diplomação de centenas de profissionais que concluíram o curso técnico “Mais saúde com Agentes”. O programa é coordenado pelo Ministério da Saúde, através do SGTES, CONASEMS, UFRGS e Escola politécnica Joaquim Venâncio da Fio Cruz. A solenidade aconteceu em Belo Horizonte, no centro de convenções do Hotel Dayrell e contou com representantes de todas as regiões de Minas Gerais. Devido a quantidade de Agentes formando, o evento precisou ser realizado duas vezes para comportar todos no local, assim, todos que estiveram presentes puderam presenciar a solenidade e serem diplomados.

Com o objetivo de qualificar os ACS e ACE, foram formadas duas turmas no Estado com carga horária de 1.280 horas. Devido ao grande número de alunos do curso, a cerimonia foi realizada com representantes de cada região que celebraram a conquista da categoria. Essa é a segunda edição do programa que é realizado em todo Brasil. A primeira turma formou cerca de 200 mil Agentes e essa segunda, até agora, já tem 110 mil formandos no país. Neste ano, só em Minas Gerais foram 14.541 trabalhadores formados, 4.426 ACE e 10.115 ACS.

O presidente da Fenasce (Federação Nacional dos Agentes de Saúde e de Endemias do Brasil) Luís Claudio esteve em Belo Horizonte e comemorou mais esse processo. “Estamos muito felizes, esse processo é fruto de uma situação que começou em 2019, debatendo as grades dos dois cursos – dos ACE e dos ACS – e hoje já temos a turma 2 formando. Graças a Deus, a categoria abraçou e foi pra cima, estudou, se preparou, passou, e hoje nós estamos colhendo esse fruto”, afirmou.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) também participou do evento e saúda todos os ACS e ACE que tiveram essa conquista e receberam a diplomação como um importante momento de valorização do SUS e dos trabalhadores que fazem a saúde pública no seu dia a dia perto das comunidades. “É possível se orgulhar do fruto da luta, sementes lançadas com rigor, afetos e esperançar. Trabalhadores uni-vos!!”

Pronunciamento do Presidente da FENASCE Luís Claudio na cerimônia de Formatura do Curso Técnico de ACS e ACE