Vitória para os agentes de Lagoa Santa

Prefeito de Lagoa Santa sanciona lei para pagar piso obrigatório aos Agentes de Saúde

lg1

O projeto de lei encaminhado, para votação na Câmara Municipal no dia 06 de junho foi sancionado pelo prefeito. As negociações com a prefeitura vinham acontecendo desde 2016 com os antigos gestores e foi retomada fevereiro 2017 com representantes da categoria e diretores do Sind-Saúde.

O prefeito e o secretário de saúde realizaram uma reunião no último dia (26), com um agente de cada equipe para que a sanção fosse assinada na presença dos trabalhadores.

Não foi confirmado se o pagamento será retroativo a 2014. Porém há um processo em aberto, ganho em primeira instância pelo Sind-Saúde relativo ao piso que, cobra o pagamento do retroativo aos trabalhadores filiados do Sind-Saúde.

O Sind-Saúde atribui essa vitória a forte mobilização dos trabalhadores que permaneceram firmes na luta

O Secretário de saúde de Lagoa Santa Gilson Urbano informou que, o pagamento do piso será feito em julho e que inclusive poderá pagar a diferença de 15 dia junho aos trabalhadores. E que  pela  Lei sancionada garante a correção anual de salário no município, também contemplará os agentes assim como os demais servidores garantindo assim o crescimento salarial independente da correção do Piso Nacional.

O Gestor da saúde do município também informou  que esta havendo revisão no plano de carreira geral e que há uma seção que contempla a saúde e a educação com suas especificidades. E que foi formada uma comissão de trabalhares da secretária de saúde para fazer a revisão;  O plano contemplara também os profissionais dos ESFs, NASFs, Saúde Metal  e os ACEs e ACSs que serão enquadrados por qualificação  e tempo de serviço na  carreira. O sind-saúde cobrou uma participação maior das categorias de base para auxiliar a discussão.

lgs2

Foi entregue os protocolos da Mesa Nacional de Negociação do SUS para instituir a Mesa Permanente de Negociação do SUS em Lagoa Santa.

A regularização do vinculo dos agentes foi abordado, porém será agendada uma reunião para dar continuidade a essa discussão já que este ponto de pauta requer cuidados e tramites específicos.

Outro ponto foi a necessidade e importância para os trabalhadores da saúde ocuparem os espaços em defesa do SUS 100% publico e da Qualidade dos serviços prestados a população.  A saúde não pode ser um artificio politico que não dê continuidade e estabilidade as politicas de saúde uma gestão para outra.

Estiveram presentes na reunião os diretores, Lionete Pires, Patrícia Moreira e Rodrigo Oliveira e o advogado do Sind-Saúde Dr. Gilmar Viana e as trabalhadoras Genifer Cristiane, Gabriela Patrício e Valdirene Siqueira.