Vespasiano coloca horas extras em xeque

Provocada pelo Sind-Saúde, prefeitura se compromete a fazer pagamento de horas extras até o dia 10

abelha brava

Uma informação “extraoficial” que circulou em Vespasiano deixou um clima de pânico entre os trabalhadores. A suspeita que a prefeitura iria reduzir o pagamento das horas extras dos motoristas de ambulância e limitar até 40 horas por mês não tinha confirmação oficial, mas o boato gerou dúvidas em toda a categoria. Como representante institucional dos servidores da saúde, o Sind-Saúde procurou a prefeitura e cobrou explicações. Na tarde desta quarta-feira (22/02) a gestão informou ao Sindicato que irão efetuar o pagamento até o dia 10 de março.

O Sindicato alerta aos trabalhadores que em casos de dúvidas e inicio de boatos, o mais importante é procurar  o Sind-Saúde que é o representante legal da categoria e tem condições de provocar uma ação oficial da prefeitura. Além disso, é através do Sindicato que, em caso de ameaça aos direitos, a mobilização, pressão e negociação acontecem.

É por isso que os trabalhadores da saúde do município devem estar em contato com o Sind-Saúde. O Sindicato é capaz de questionar de forma institucionalizada a prefeitura e buscar os meios de pressão coletivamente. Os servidores devem ficar alerta para que assuntos como esse sejam discutidos e negociados, não impostos a categoria.

Apesar do início da gestão, a falta de debates institucionalizados tem gerado um clima de insegurança nos trabalhadores. Sem dialogo aberto, a prefeitura insiste na desvalorização dos servidores da saúde em Vespasiano. Nenhuma sinalização para melhorias nas condições de trabalho foi dada pela gestão. O resultado com isso é reflexo: a categoria está insatisfeita. A correção salarial se limitou a quem receberia menos que o salário mínimo que passou a ganhar R$937,00. A insalubridade não é paga os servidores da limpeza e administrativos e tantas outras reivindicações não foram  acatadas pela prefeitura.

A organização através do Sindicato é o único caminho para valorizar a carreira da saúde. Juntos somos mais fortes.