Trabalhadores da Saúde se mobilizam em “Carreata da Enfermagem” pela aprovação do Piso Salarial

Os trabalhadores da Saúde do estado de Minas Gerais, participaram na manhã desta quarta-feira 26/05, em Belo Horizonte, de uma carreata organizada pela própria categoria, para manifestar a favor da aprovação do Projeto de Lei nº 2564 que tramita no Senado Federal, que estabelece um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras das redes pública e privada, e por outras reivindicações, como a regulamentação de uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Em Minas Gerais, são quase 200 mil profissionais da área registrados no Estado, muitos deles trabalhando em condições inadequadas e recebendo salários baixos. Técnicos de enfermagem, por exemplo, costumam receber um salário mínimo por mês, o que os obriga a ter dois ou mais empregos para conseguirem sobreviver.

Portanto, além da pressão para que os senadores coloquem em pauta e aprovem o Piso Salarial da categoria, os trabalhadores também reivindicam que o governo do Estado aprove um novo piso salarial e melhores condições de trabalho em Minas, como descanso digno, hospedagem para profissionais que estariam sendo estigmatizados em razão da Covid-19, proteção às suas famílias, além de indenização àqueles que foram contaminados pelo Coronavírus.

A manifestação teve início às 7h da manhã, em frente ao Hotel Ouro Minas, de onde os trabalhadores saíram mobilizados e imbuídos no sentimento de luta pelos direitos da categoria, até a Praça da Estação.

Manifestantes fizeram um ato em frente à prefeitura de BH antes de seguirem para a Praça da Estação