Trabalhadores da Funed realizam assembleia para tratar das reivindicações específicas

Servidores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) se reuniram em assembleia nesta quarta-feira (20) para avaliar a greve, dar continuidade ao movimento e receber da comissão e de diretores do Sind-Saúde os informes da reunião com a presidência da Funed que ocorreu na última segunda-feira (18).

Os trabalhadores demonstraram satisfação com a mobilização e a luta dos grevistas e reconheceram que se não fosse a greve o reajuste seria ainda menor e só sairia em 2012.O representante da Comissão dos Trabalhadores da Funed, André Morete agradeceu o empenho e a luta dos bravos grevistas e convocou todos para que continuem mobilizados para alcançar novas vitórias. “A comissão e o Sind-Saúde não fizeram e não fazem nada sozinhos. Quem faz é a união dos trabalhadores”, disse André.

Informes

Foi repassado na assembleia o que se discutiu na segunda-feira (18) na reunião do Sind-Saúde e da comissão com o presidente da Funed, Augusto Monteiro Guimarães. Confira abaixo os pontos mais importantes:

– Incorporação do GIEFS especial ao salário base. O presidente explicou que há grande chance disso ocorrer em breve, mesmo porque isso significaria um dispêndio de apenas 1% da folha da Funed. Por outro lado, para alguns servidores isso significaria um aumento de até 30% no salário-base;

– Pagamento das GIEFS às mães que estiverem em licença-maternidade. O presidente acatou essa reivindicação do Sind-Saúde e já está fazendo o pagamento;

– Pagamento das GIEFS aos contratos administrativos. Será encaminhada pelo presidente e deve começar a ser feito em breve;

– Pagamento da “parcela complementar remuneratória” aos servidores da Funed da mesma maneira em que é paga para os da Fhemig. Augusto disse que apoio desde que não seja para a Funed pagar, e sim a Seplag;

– Abertura de concurso público. Segundo o presidente, a comissão está quase terminando o edital, que será publicado em breve;

– Creche para os filhos dos servidores da Funed. O projeto de construção da creche da Funed foi apresentado essa semana à presidência da Fhemig, que o aprovou. A princípio, será destinada a crianças de 0 a 4 anos. O Sindicato ainda irá reivindicar que se estenda até meninos e meninas de 5 anos. Essa reivindicação foi feita pelo Sind-Saúde na primeira reunião que teve com o atual presidente da Fundação;

– Pagamento de adicional de insalubridade. Augusto disse que isso é matéria para o Executivo e para o Legislativo, e que ele se compromete a defender junto à Seplag;

– Redução da jornada de trabalho para 30 horas. O presidente ressaltou que essa decisão também é da competência da Seplag, e que ele defende desde que a reposição não seja por conta da Funed.

000assembleia funed 20 de julho_1.jpg

000reuniao_funed_18 de julho_2.jpg