Trabalhadores da Funed e Hemoninas BH se organizam para assembleia do dia 30

Como preparativo para a assembleia geral da saúde do dia 30 de maio, os servidores da Fundação Ezequiel Dias (Funed) participaram de assembleia nesta sexta-feira (27.05) e reforçaram as suas exigências por, sobretudo, melhores salários, definição da data-base e redução da carga horária.

Cerca de 200 servidores se reuniram no Pátio de Caminhões da Funed e mais uma vez se mostraram bastante insatisfeitos com a defasagem salarial. A maioria dos participantes se comprometeu a parar as atividades na próxima segunda para se somar aos servidores de outras fundações e unidades na manifestação que será realizada no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais a partir das 14hs.

O diretor do Sind-Saúde/MG, Érico Moraes, ressaltou a falta de investimentos, de concursos e de condições de trabalho na área da saúde em todo Estado. A alta arrecadação de Minas definitivamente não tem se traduzido em melhoria no serviço público e no salário dos servidores. “O único crescimento vegetativo que vimos esse ano foi o de cargos comissionados”, lembrou Érico se referindo aos 1200 cargos que o governo estadual criou por meio de lei delegada. O detalhe é que quando é para conceder reajuste para os servidores, o governo diz que não pode pois o limite prudencial não permite. Mas e por que esse mesmo argumento não se aplicou quando foram criados mais de mil cargos sem concurso público?

A redução da carga horária para 30 horas é também uma exigência dos servidores da Funed. Muitos deles têm filhos, querem estudar, querem trabalhar em outro local para complementar o salário, mas as 40 horas semanais de trabalho não permitem. E, conforme ressaltou o diretor, os servidores não aceitarão redução salarial, “pois o nosso salário-base não é digno nem para 30 horas”.

Na segunda-feira, dia 30, vários ônibus transportarão os servidores da Funed até a assembleia geral da saúde da ALMG.

Hemominas

Trabalhadores do Hemominas BH também se reuniram nesta sexta-feira em assembleia organizativa para a mobilização geral da saúde no dia 30 de maio. Os trabalhadores reforçaram as reivindicações por reajuste salarial, revisão da estrutura da carreira, pagamento da insalubridade, data-base, além da redução da carga horária e melhores condições de trabalho.

Estiveram presentes para conduzir a assembleia os diretores do Sind-Saúde Renato Barros e Janina Soares.