Sindicatos protestam contra Leis Delegadas em evento na ALMG

Na abertura do Forum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, evento organizado pela Assembleia Legislativa (ALMG), sindicatos do funcionalismo público aproveitaram o momento para manifestar contra as Leis Delegadas do governador Anastasia. Com faixas espalhadas na Galeria do Plenário, os sindicalistas pretendiam chamar atenção da população para as conseqüências da falta de debate que este tipo de lei ordena.

Para prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das leis delegadas, a secretaria de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, foi convidada a estar na ALMG no próximo dia 1º de março. Além da pressão contra as recentes leis delegadas, o bloco da oposição na Assembleia tenta aprovar requerimento para apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) estadual. A PEC pede a revogação das leis delegadas e já tem assinatura de 24 deputados. Para que tramite na Casa são necessários 26 parlamentares de acordo com a proposta.

Tratorando

Anastasia segue a tradição de Aécio e pediu autorização ao Legislativo para aprovar leis que não precisem passar pelos deputados. Entre as leis delegadas já publicadas por Anastasia está a que cria 1.314 cargos comissionados que aumentam a folha de pagamento em R$54 milhões. A lei delegada 182 cria estes cargos sem concurso público para várias áreas do governo.

00manifestacao_contraleisdelegadas_15-02-2011 024-site2.jpg