Sindicato negocia com gestão de Esmeraldas

Sind-Saúde se reúne para negociar com gestão de Esmeraldas

Esmeraldas foto

Isonomia, melhores condições de trabalho e pagamento imediato do restante do décimo terceiro de 2016 as são principais reivindicações dos trabalhadores.

No último dia 15 de maio, o Sind-Saúde/Regional Betim se reuniu com representantes da gestão do município de Esmeraldas para discutir várias pautas de interesse dos trabalhadores da saúde. Estavam presentes a secretária de saúde e os secretários de planejamento e da fazenda. Apesar de mencionada a crise financeira do município como impedimento para o avanço das negociações com os trabalhadores, a gestão demonstrou anseio em atender a pauta de reivindicações.

Com a justificativa dos recorrentes atrasos de repasses que a gestão tem sofrido, os secretários pautaram a dificuldade de firmar compromissos diante da instabilidade dos prazos de recebimento de recursos pelo município. No dia 29 de maio, quando o Sind-Saúde volta a se reunir com a gestão para discutir a implantação da Mesa Permanente de Negociação do SUS em Esmeraldas, será agendada nova reunião para seguir com discussão iniciada esta semana.

Entre os assuntos primordiais para prosseguir com o debate estão: o pagamento do PMAC dentro da nova PNAB, as condições de trabalho nas unidades de saúde, isonomia, carreira e o pagamento dos 45% do salário referente a dezembro de 2016. Sobre esse último, diante da reivindicação mais dura do Sindicato, o governo se comprometeu a pagar ainda neste mês, mas não informou a data.

O Sind-Saúde reafirma que os direitos devidos aos trabalhadores devem ser considerados como prioritários para atendimento da gestão uma vez que a força de trabalho cumpre com seu compromisso de manter as atividades de saúde do município em pleno funcionamento durante todos os dias do ano.