Sindicato em Crucilândia

Servidores de Crucilândia se reúnem com sindicato e secretaria de saúde

charge direitos

O Sind-Saúde reuniu-se na semana passada (23/06), com trabalhadores da Secretária Municipal de Saúde de Crucilândia e com a Secretária Municipal de Saúde para discutir algumas de suas reivindicações. O primeiro ponto abordado foi a pauta entregue para o prefeito da cidade há dois meses. Alguns trabalhadores afirmaram que das reivindicações feitas, poucas foram atendidas.

Os servidores também destacaram que, hoje, há apenas uma técnica de enfermagem alocada na Unidade Básica de Saúde para atender as necessidades do programa saúde na família. Além disso, faltam equipamentos de trabalho. Os trabalhadores reclamaram da falta de fornecimento de protetor solar. Segundo a secretária de saúde, o protetor já está licitado e deverá chegar em breve.

O município também não cumpre ainda com o piso salarial do Agente Comunitário de Saúde e de Endemias de R$1014,00. Quando questionada a respeito disso a secretária informou que o projeto do município para adequação a lei já havia sido encaminhado à câmara dos vereadores. Portanto, trabalhadores disseram que não conseguiram ter acesso a cópia desse projeto no local.

Outro ponto mencionado na reunião foi  que a prefeitura não paga insalubridade ou periculosidade aos trabalhadores de Crucilândia. O Sind-Saúde propõe parceria para construção de um mapa de risco do ambiente de trabalho no município, pois se entende que a partir deste podem ser reduzidos os riscos aos quais os trabalhadores possam estar expostos. Ele é um diagnóstico das condições de trabalho e demonstra formas de diminuir a exposição aos agentes nocivos e riscos ergonômicos.

Houve ainda discussão acerca do reajuste salarial proporcional a inflação que, até então, não foi repassado aos servidores da secretaria municipal de saúde, e não há previsão para que ocorra. Os trabalhadores sugeriram ainda que houvesse uma análise do plano de carreiras e salários, uma vez que o atual é muito inespecífico e não considera as particularidades da Secretária Municipal de Saúde.