Sindicato cobra nomeações do novo governo

Sind-Saúde cobra nomeações de concursados da Saúde ao novo governo;

concurso de 2014 expira em duas semanas

foto gov mont

Reunião entre Sind-Saúde/MG e o atual secretário de estado de saúde Vagner Ferreira durante movimento paredista de dez.2018 quando Sindicato reivindicou nomeações de concursados de 2014

O Sind-Saúde informa que, na reunião realizada na terça-feira (29/01), com a gestão da saúde na Cidade Administrativa, voltou a pressionar para que os aprovados no concurso de 2014 sejam nomeados. Nesse encontro, o governo se comprometeu a trabalhar em prol da nomeação que será comunicada ao Sindicato.

A validade do concurso termina em 14 de fevereiro de 2019. De acordo com as informações mais recentes do site da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), de julho de 2018, foram 1.292 pessoas aprovadas e até aquele momento haviam sido nomeadas pouco mais de 400.

O pleito foi levado ao novo governo ainda em dezembro passado, quando, em reunião com a equipe de transição, a diretoria do Sindicato cobrou as nomeações dos concursados do então indicado para a pasta da Saúde e atual secretário, Vagner Ferreira. No dia 03 de janeiro, conforme cópia abaixo, o pedido foi reiterado ao governo por meio de ofício.

A realização de concurso público para a área da Saúde é uma das pautas permanentes do Sind-Saúde. São muitas as justificativas para essa posição do Sindicato, mas podemos destacar a necessidade de evitar a sobrecarga dos trabalhadores assim como a ampliação de base de servidores efetivos, qualificando a força de trabalho na saúde pública. Atualmente, é uma realidade a quantidade insuficiente de pessoal em instituições como a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG), fundações e Unimontes. Esse é um fato.

Desde a homologação do concurso de 2014 que o Sindicato incorporou a luta pela efetivação dos concursados e continua pressionando o governo para que faça as nomeações de técnicos e analistas. Reuniu-se várias vezes com comissão de aprovados, participou de audiências públicas sobre o concurso e acionou o Ministério Público para tentar agilizar as nomeações. Como se pode ver, o número de nomeados corresponde a menos de um terço dos aprovados: 400 em 1292. E o governo anterior sempre dizendo se amparar nos limites da lei de responsabilidade fiscal.

O Sind-Saúde reitera sua posição na defesa intransigente da realização de concursos públicos e da nomeação dos aprovados no concurso de 2014. Além de ser uma questão de justiça para quem estudou e faz jus à vaga, o governo deve contribuir para substituir os contratos precários pelos efetivos que trazem mais qualidade e segurança na prestação dos serviços públicos de saúde.

CAMG 3

Reunião do Sind-Saúde/MG com gestão da saúde em 29 de janeiro de 2019, quando foi reforçado pedido ao novo governo para que faça as nomeações dos concursados de 2014

Confira ofício expedido pelo Sind-Saúde/MG em 03 de janeiro de 2019 e protocolado na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MG), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MG) e Secretaria de Estado de Governo/gabinete do governador/MG:

Ofício cobra nomeacoes 03 de jan 1

Oficio 2