Sind-Saúde se reuniu com a presidência da Hemominas para apresentar reivindicações específicas

Diretores do Sind-Saúde e represenantes dos servidores dos Hemocentros de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Montes Claros apresentaram na tarde desta terça-feira (19) a pauta de reivindicações específicas dos trabalhadores da Hemominas à presidência da Fundação, em reunião que também contou com representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A presidência da Hemominas respondeu a algumas reivindicações e se mostrou interessada em defender, junto à Seplag, as exigências que não são de competência da Fundação.

No mesmo momento em que acontecia a reunião, dezenas de trabalhadores do Hemocentro de Belo Horizonte concentraram na entrada da Administração Central da Hemominas com apitos, bandeiras e banda de música exigindo atendimento às exigências.

Além da presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão participaram do encontro o Diretor de Planejamento, Gestão e Finanças da Fundação, Marcelus Fernandes Lima, a procuradora da Hemominas, Magda Valéria Bonfim e os representantes da assessoria de relações sindicais da Seplag, Elian Guimarães e Paula Cristina Oliveira.

Alguns pontos discutidos

– Reajuste e incorporação da GIEFS ao salário-base. Segundo Marcelus, a GIEFS é distribuída sobre o valor de até 30% do arrecadado pela Hemominas e que a cada seis meses a sobra é distribuída. Sobre a incorporação, o diretor ressaltou que depende de projeto de lei estadual;

– Alteração do índice de promoção interníveis de 18 para 22% nas tabelas do plano de carreira. Marcelus disse que a Fundação já havia encaminhado à Seplag o pedido dessa alteração e irá encaminhar novamente;

– Abertura de concurso público para suprir a necessidade de pessoal nas diferentes áreas da fundação. A presidente Júnia informou que a Seplag autorizou a seleção pública, a nomeação de concursados de 2006 e mesmo a realização de novo concurso público;

– Instituição do adicional de urgência e emergência. A presidente da Fundação admitiu a necessidade de apresentar uma proposta para os setores específicos receberem o adicional;

– Cumprimento da Lei 15.462/2005, art. 11, IB, que determina que os profissionais com curso técnico devem ser posicionados no nível II da carreira de assistente técnico de hematologia e hemoterapia, na qual ingressaram. A demanda será encaminhadapara avaliação da Seplag;

– Pagamento integral de vale-alimentação para todos os servidores independente de carga horária, férias, licença médica, abono de prova, regime de plantão e férias-prêmio. Júnia disse que levará a demanda para um estudo e possível alteração através do Acordono de Resultados do valor pago;

– Pagamento de adicional noturno. A procuradora da Fundação disse que fará análise da legislação pertinente.

A pauta específica do Hemocentro de Montes Claros foi entregue à presidente, que avaliará e responderá até o dia 10 de agosto. A pauta do Hemocentro de Juiz de Fora será encaminhada para a presidência.