Sind-Saúde pressiona para que revisão do plano de carreira seja encaminhada no primeiro semestre

Na reunião da Mesa Estadual Permanente de Negociação do SUS realizada nesta quinta-feira (12) na Escola de Saúde Pública, o Sind-Saúde cobrou do governo e das instituições que a discussão sobre a revisão do Plano de Cargos Carreiras e Salários do sistema estadual de saúde seja feita imediatamente.

Foi pactuado na reunião que os sindicatos e as instituições se reunirão até o dia 28 de maio cada um com sua proposta e debaterão as proposições para posteriormente apresentar na reunião da Mesa no dia 06 de junho. As propostas consolidadas serão então encaminhadas ao governo.

Os representantes do governo e de uma associação tentaram adiar ainda mais o prazo, provavelmente com o intuito de empurrar para o segundo semestre ou para o ano que vem uma mudança que os trabalhadores exigem desde 2005. O Sind-Saúde, que desde o ano passado tem sua proposta de revisão pronta, reivindicou o adiantamento ou, no mínimo, o respeito ao prazo estabelecido.

A revisão do plano será o primeiro ponto da pauta das reuniões da Mesa SUS até que a questão seja resolvida. Os outros 17 pontos não foram discutidos nesta quinta e então foram adiados para a próxima reunião ordinária, que será realizada no dia 10 de maio. Dentre eles, destaque para a regulamentação e cumprimento dos direitos dos servidores (como diárias e horas extras em viagens, adicional noturno, adicional de urgência e emergência, correção do índice de promoção interníveis na Hemominas, insalubridade para os municipalizados e para os servidores da Hemominas que tiveram os pontos cortados); implementação da jornada de 30 horas em todo o sistema estadual de saúde; pagamento do plantão estratégico. O governou pautou, ainda, a reposição das horas paradas em função da greve de 2011.

Por entender a saúde como uma equipe multidisciplinar, o Sind-Saúde defende que a política salarial seja igual para todos os trabalhadores da saúde.

000reuniao mesa sus 12 de abril de 2012.jpg