Sind-Saúde: pela iguldade racial

Sind-Saúde/MG é eleito para integrar o Conselho Municipal de Igualdade Racial de BH

Ronaldo e Eni Carajá

Ronaldo (esq.) e Eni representam o Sind-Saúde no Compir/BH

O Sindicato Único dos Servidores da Saúde (Sind-Saúde-MG) é o único sindicato a integrar o Conselho Municipal de Igualdade Racial (Compir) da capital. A eleição, na qual o Sind-Saúde foi reconhecido como única entidade a representar o segmento sindical no Compir, foi realizada no dia 29 de junho. Os diretores  Eni Carajá Filho e Ronaldo de Matos Diana, titular e suplente, respectivamente,  representarão o Sindicato no Conselho.

O Compir tem o papel de difundir e apoiar o debate contra o racismo institucional e a segregação e visa a adoção de políticas transversais dentro da estrutura da Prefeitura de Belo Horizonte.

O Sind-Saúde defende que haja a mais completa inclusão dos indígenas urbanos e da juventude negra que tem sido vítima de criminalização e morte.  Também defendemos a incorporação de ações de apoio às mulheres negras e pessoas com deficiência no intuito de cumprir o Estatuto de Promoção da Igualdade racial.

O Sindicato atuará junto às comunidades quilombolas, povos de terreiros, indígenas urbanos que lutam pela sobrevivência nas cidades assim como os povos tradicionais de Belo Horizonte. O engajamento do Sind-Saúde será no intuito de combater a violência e buscar a inserção de práticas de paz na sociedade com efetivo enfretamento ao racismo.