Sind-Saúde em vistoria no Hospital João XXIII

Sind-Saúde participa de vistoria no Hospital João XXIII

foto do sr silvio e grupo

A convite do Conselho Municipal de Saúde (CMS/BH), o Sind-Saúde participou, na manhã de hoje (29), de vistoria às instalações do Hospital João XXIII. A visita foi organizada pelo Sindicato dos Médicos (Sinmed/MG) juntamente com o comando de greve da categoria da unidade.

Conforme o comando de greve, o corpo clínico do Hospital trabalha hoje com um desfalque de cerca de 240 profissionais, além de trabalhadores de outras categorias, principalmente a enfermagem. A situação é agravada pela falta constante de insumos exclusivos para atendimento, equipamentos e problemas de infraestrutura, entre outros.

O Sind-Saúde denunciou o fechamento de seis leitos no CTI João XXIII por falta de pessoal. Os diretores do Sindicato também alertam quanto ao dimensionamento de pessoal na sala de recuperação do Bloco Cirúrgico. O Sindicato frisa que, até pelo perfil dos pacientes, na maioria entubados e sob sedação, deve-se seguir a RDC nº 07 da Anvisa que prevê 1 (um) técnico de enfermagem para 2 (dois) pacientes, a mesma que regulamenta o quantitativo em CTI.

O CMS deverá encaminhar ofício à Fhemig, exigindo o funcionamento pleno do setor com a abertura dos leitos que reflete diretamente na desassistência do usuário do SUS

Segundo o presidente do CMS/BH, Bruno Pedralva, o Conselho, assim com a população de Belo Horizonte, se orgulha do Hospital João XXIII e das demais unidades da Fhemig, mas, independente da crise financeira, exige equipamentos e quantitativo de pessoal para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde.