Sind-Saúde elege novos delegados em Patos

Diretores do sindicato vão à Patos de Minas para debater demandas dos trabalhadores da rede Fhemig

20180727 delegadossindicais 1

No último dia 26 (quinta) de julho, o Sind-Saúde/MG foi até o município de Patos de Minas para discutir importantes pautas dos trabalhadores do Hospital Regional Antônio Dias (Fhemig). A visita que se dividiu em dois momentos, foi composta por uma assembleia ampliada dos servidores, e logo após uma reunião com a gestão da unidade, já dando início à mediação do pleito entre trabalhadores e gestão.

A pauta da assembleia foi elaborada juntamente com os servidores e trouxe para a discussão os seguintes pontos: Abono Emergência, Insalubridade, Perseguição a trabalhadores, Eleições de delegados sindicais, Ajuda de custo, Adicional noturno e informes gerais. Os trabalhadores contextualizaram as pautas dentro da situação vivenciada por eles no hospital, e ratificaram a importância de estar em conjunto à entidade sindical para fortalecer a luta. Houve assim, a eleição imediata dos delegados sindicais que fariam, a partir de então, a representação do Sind-Saúde/MG na organização de trabalhadores na unidade hospitalar.

20180727 assembleia

Logo do final da assembleia, os delegados eleitos por unanimidade, seguiram junto com os diretores presentes, Neuza Freitas e Gilberto Fragoso, para a reunião com a gestão do hospital. O sindicato informou previamente aos trabalhadores que nem todas as reivindicações competiam à governabilidade da gestão do hospital e, portanto, Ajuda de Custo, Insalubridade e Abono de emergência não seriam discutidas com o setor administrativo do hospital e sim, com o governo do estado. Alguns destes pontos já haviam sido encaminhados pelo Sind-Saúde/MG

Os diretores do Sind-Saúde/MG apresentaram os delegados eleitos como representantes da entidade na unidade, e deu-se início à discussão com a abordagem do tema dos remanejamentos sem comunicado prévio, denunciados pelos trabalhadores. Como resposta, a gestão pactuou com os trabalhadores que analisaria as situações em que isso tem ocorrido e orientaria para que os remanejamentos aconteçam da forma como pontua a legislação.

20180727 reuniãogestão

Outra importante pauta discutida, foi com relação ao local de descanso dos trabalhadores, já que o local foi desativado pela gestão e hoje o descanso em tem sido feito em lugares provisórios inadequados. O Sind-Saúde/MG salientou a importância desta pauta, tendo em vista as longas jornadas exercidas pelos trabalhadores, e pelo ofício que por si já é bastante exaustivo. Hoje, a unidade não conta com um espaço destinado para este fim já que o mesmo foi transformado em enfermaria para suprir a demanda do hospital. A gestão informou que já existe planejamento para a adequação de novo espaço para este fim, porém aguardam resposta da FHEMIG já que depende de recurso para garantir a estruturação do mesmo.

Outro ponto de extrema importância que também foi abordado, foi o caso de uma servidora que por ser deficiente auditiva (100% de perda da audição) e em uso de aparelho, para quem deveria ter sido feita uma adaptação funcional, que até então não ocorreu. A trabalhadora exerce suas funções normalmente, inclusive fazendo atendimento telefônico em seu setor, e que por não conseguir desempenhar com qualidade a sua função, ela tem sido cobrada por colegas e chefias. A gestão reconheceu o erro, comprometeu-se em corrigi-lo mais breve possível e em informar ao sindicato.

Outros pontos específicos discutidos serão encaminhados pela gestão junto aos delegados sindicais eleitos que fora:

Sônia Soares Ferreeira – Aposentada

Sandra Regina Rocha – Manutenção