Servidores da saúde ocupam ALMG e exigem agendamento das negociações

Trabalhadores estão em vigília no interior da Assembleia Legislativa desde as 16 horas desta terça-feira (13)

Em resposta à falta de resolutividade por parte da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), os servidores da saúde decidiram ocupar a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) até que o governo marque um calendário de negociações efetivas com os profissionais da saúde. Cerca de 50 trabalhadores passaram a noite na área do cafezinho anexa ao Plenário e aguardam uma sinalização da Seplag.

Desde a suspensão da greve, no dia 15 de julho, foram realizadas rodadas de negociação com as gestões das instituições do Sistema Estadual de Saúde e com assessores e técnicos da Seplag. No que é de competência da Secretaria, muito pouco se avançou – mesmo porque não houve nenhuma reunião com os secretários, que são quem realmente tem poder de decisão.

Durante a assembleia desta terça, realizada no pátio da ALMG, o diretor do Sind-Saúde, Renato Barros, repassou os informes das negociações com o governo e ressaltou que a Seplag está insistindo em discutir esse ano apenas questões que não estão na pauta imediata dos servidores públicos, como o estatuto do servidor. “Não temos pré-agendada nenhuma reunião para tratar das questões prioritárias para os servidores”, disse Renato.

Os deputados Adelmo Leão (PT) – que foi um dos escolhidos em plenário para intermediar as negociações entre o Sind-Saúde e a Seplag – e Rogério Correia (PT) compareceram ao local onde se concentram os trabalhadores e manifestaram total apoio ao movimento. Adelmo Leão ressaltou que de fato a política de saúde não tem sido debatida pelo governo estadual.

Antes de decidir pela vigília, os trabalhadores da saúde compareceram a uma audiência pública conjunta das Comissões de Educação e de Saúde, mas não conseguiram ser ouvidos.

O Sind-Saúde convoca os trabalhadores da Escola de Saúde, Fhemig, Funed, Hemominas e Secretaria de Saúde a comparecer à ALMG (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG) para engrossar o movimento.

000ocupacao almg.jpg

Servidores da saúde estão em vigília na ALMG desde a tarde desta terça

000ocupacao almg_2.jpg

O deputado Rogério Correia (PT) declarou seu apoio ao movimento. Adelmo Leão (PT) também.

000ocupacao almg_3.jpg

Servidores lotaram a audiência pública das Comissões de Saúde e de Educação, mas não conseguiram ser ouvidos.

000ocupacao_almg4.jpg

Tapete de bandeiras do Sind-Saúde na área anexa ao Plenário

000ocupacao_almg5.jpg

000ocupacao_almg7.jpg