Senado americano analisa proposta de mudança do sistema de saúde

O Senado americano debate nesta segunda-feira uma versão do projeto de lei sobre a reforma da saúde, após a Câmara dos Representantes ter aprovado a medida na semana passada por uma diferença mínima.

Por Jorge V. Jaime, para a agência Prensa Latina

Em um comunicado da Casa Branca, o presidente Barack Obama celebrou o voto positivo da câmara baixa do parlamento e exortou o Senado a dar prosseguimento ao trabalho, para o bem-estar de 36 milhões de estadunidenses.

O foro de 435 deputados avaliou a proposta de lei no sábado à noite, votando a seu favor com o placar de 220 a 215 votos, sendo que 39 democratas votaram contra a proposta e apenas um republicano votou a favor.

Na câmara alta, de 100 membros, o sinal verde à reforma da saúde é considerado mais difícil pela forte oposição de todos os republicanos e vários democratas moderados.

A emenda H.R. 3962, sob o nome oficial de Affordable Health Care for America Act, se converterá no maior aumento dos cuidados médicos nos Estados Unidos desde a criação da Medicare, há 40 anos.

A reforma, em sua última versão, custaria US$ 894 bilhões em 10 anos e estenderia a cobertura para mais 36 milhões de cidadãos sem planos de saúde, embora a cifra de estadunidenses nestas condições ultrapasse hoje os 47 milhões.