Sem previsão de serem vacinados, servidores da Hemominas param as atividades por uma hora na unidade

Servidores do Hemominas de Belo Horizonte, fizeram uma paralisação das atividades no período de uma hora na porta da unidade nesta terça-feira, 02/03, onde se organizaram com faixas e cartazes para repudiar o descaso e cobrar o governo sobre a vacinação desses trabalhadores.

Esses servidores são da linha de frente e têm um papel vital de apoio nesta pandemia. Os trabalhadores da Fundação Hemominas fazem PCR para o GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), atendimento de ambulatório SUS, com referência em hematologia e doenças hematológicas, atendimento a pacientes com doenças falciformes, além de triagem de doadores de sangue, aférese, entre outras atividades, o que torna a falta de vacina para os trabalhadores mais absurda.

Desde o início da vacinação no estado, o Sind-Saúde/MG tem reivindicado a vacina para os trabalhadores do HBH. Em reunião com Conselho Estadual de Saúde e o Governo Estadual, o sindicato fez a cobrança pela aplicação de vacinas para os trabalhadores da Fundação, momento em que a Mesa Diretora solicitou que o sindicato fizesse a formalização do pedido, o que já foi feito. Durante a reunião foi informado pela Diretoria da Vigilância Sanitária/SMSA que os trabalhadores do Hemominas iriam receber as vacinas na próxima remessa, fato que ainda não aconteceu, já que a 5ª remessa de vacinas chegou em Minas Gerais nesta semana.

O HBH é o único hemocentro da Fundação Hemominas que não vacinou seus trabalhadores. Algumas unidades da Hemominas, como Patos de Minas, Uberlândia e Juiz de Fora, foram vacinadas por ações das prefeituras. A revolta dos servidores do HBH aumenta em meio a novos casos de COVID-19 entre os funcionários da unidade.

“Estamos denunciando a ausência de vacinação, pois outros servidores do estado que atendem ao público já receberam duas doses, nós da Hemominas não temos nenhuma previsão de vacinação. Hoje fizemos esse protesto e iremos repeti-lo todos os dias, até que tenhamos repostas da gestão sobre o plano de vacinação para os servidores do HBH”, afirmou Márcia Caula, servidora da unidade.

DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 3.319, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2021

Todos os funcionários devem receber a vacina, não pode ser excludente, segue art. 2º:
Art. 2º – Conforme disposto no anexo II do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19, é considerado grupo de trabalhadores de saúde todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. § 1º – O grupo de que trata o caput deste artigo compreende tanto os profissionais da saúde, como 5 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE por exemplo: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; quanto os trabalhadores de apoio, como por exemplo os recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, entre outros que trabalham nas unidades/serviços de saúde.