Segurança no HGV

Servidores e Sind-Saúde cobram mais segurança no HGV e presidente da Fhemig se compromete a tomar medidas

26 - Reunião Galba Segurança capa

Em reunião com o presidente da Fhemig, Dr. Antônio Carlos de Barros, com o vice-presidente, Dr. Wagner Ferreira e com o diretor do Hospital Galba Velloso (HGV), Daniel Eugênio, os servidores do HGV e o Sind-Saúde pediram solução imediata para diversos problemas dos setores ortopédico e psiquiátrico, sobretudo os relacionados à falta de segurança. Diante da indignação dos servidores e das reiteradas reivindicações do Sind-Saúde, o presidente da Fhemig se comprometeu a tomar uma série de medidas de curto, médio e longo prazo para resolver a situação.

Dentre os problemas relatados pelos servidores, destaca-se: constantes ameaças feitas pelos pacientes, falta de profissionais (inclusive de homens, para impor respeito), tráfico e consumo de drogas dentro do hospital, muita briga entre pacientes, demora para realização das cirurgias, fuga de pacientes presos, pouco controle de entrada e saída de pessoas no Hospital, mistura de pacientes de internação compulsória com pacientes de internação voluntárias, falta de suporte no caso de agressões e falta de ambulâncias.

O presidente da Fhemig anunciou algumas medidas para minimizar os problemas. Uma comissão interna, composta por representantes dos trabalhadores e da gestão, será criada já na quinta-feira (29) para decidir sobre as melhores medidas a serem tomadas. Além disso, uma nova reunião com o presidente e o vice da Fundação foi marcada para o dia 20 de dezembro para saber o que avançou e o que não avançou.

• Contratação de 4 vigilantes dentro de até 15 dias (e, se for necessário, será aberto um pregão para contratação de outros);

• Direcionamento de sete terapeutas ocupacionais e alguns psicólogos concursados para o HGV (nesta terça os aprovados no concurso deverão comparecer à Fhemig. Se não pedirem prorrogação, em dezembro já começam a trabalhar no Galba).

• Implantar um ponto de apoio da Polícia Militar dentro do HGV;

• Melhorar o controle de entrada e saída de pessoas nas portarias;

• Instalar vigilância eletrônica;

• Preencher cargos vagos dos servidores que se aposentaram, faleceram ou que eram do Ministério da Saúde (a Fhemig já fez solicitação à Seplag);

• Promover capacitação para os servidores do HGV para melhor abordagem aos pacientes em situação de agressão;

• Chamar mais 16 técnicos de enfermagem;

• Melhorar a infraestrutura da Unidade;

• Instalar um alarme para ser acionado em casos de conflitos, ameaças e agressões;

• Aumentar o número de ambulâncias devendo uma delas ser destinada para o Galba Ortopédico, além das que atuam na área psiquiátrica (a Fhemig comprou 28 novas, mas têm até março para serem entregues);

• Estudar, junto ao Ministério Público, uma alternativa para o direcionamento ou contratação de servidores homens (o Sind-Saúde intercederá novamente junto ao MP para buscar uma solução).

• Reunião dos trabalhadores com o diretor do Hospital, dr. Daniel de Freitas, no dia 29/11/2012 às 10 horas.

Uma nova reunião entre a presidência da Fhemig, o Sind-Saúde e os trabalhadores foi marcada para o dia 20 de dezembro para averiguar o que avançou e o que não avançou com relação às medidas pactuadas na discussão com os trabalhadores na reunião realizada desta segunda(26).

26 - Reunião Galba Segurança

Veja o cartaz do Sind-Saúde/MG afixado na Unidade para comunicar a categoria:

26 - Reunião Galba Segurança capa

cartaz  HGV segurança SUPENSO2