Saúde dos atingidos por barragem

Conferência Livre de Saúde debate temas que afetam vida dos atingidos por barragens em Minas Gerais

conferencia atingidos mab

Com um público esperado de mais de 300 participantes, o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB realiza em Brumadinho, nesta sexta-feira, 12 de abril, a 1ª Conferência Livre de Saúde dos Atingidos e Atingidas, com o tema “Água é Vida: Queremos Viver Com Saúde”.
Serão discutidos os temas propostos pelo Conselho Nacional de Saúde para as Conferências municipais e regionais: Democracia e Saúde/Saúde como Direito, Consolidação do SUS, Financiamento do SUS e Água e Saúde.
Terão centralidade também os temas específicos que afetam a saúde e a qualidade de vida da população atingida por barragens em Minas Gerais, tais como acesso e qualidade da água e dos serviços de saúde pública, injustiças e demora na reparação dos danos sofridos pelos empreendimentos exploradores e suas consequências na saúde física e mental.
Atingidos de diversas regiões do Estado se prepararam realizando Conferências Livres Regionais, como a de Barra Longa, realizada no último dia 06/04, e trarão propostas a serem debatidas durante a Conferência.
Estrão presentes autoridades e entidades convidadas, na Conferência Livre que deve levar os encaminhamentos para a Conferência Estadual de Saúde, que por sua vez pode encaminhá-las à Conferência Nacional.

Fonte: MAB