Saúde do Trabalhador

Na comemoração do Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalhador, o tema ganha destaque no Jornal O Tempo.

 oaumentodaexploracao2

Nessa quarta-feira (28/04), dia em que se comemora o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalhador, o Fórum sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador e Trabalhadora realizou um seminário para discutir o tema.  Sempre defendendo a causa, o Sind-Saúde e diversas outras entidades participaram do seminário discutindo as melhores maneiras de prevenir esse problema que assola os trabalhadores brasileiros.

Excesso de jornada de trabalho, falta de equipamentos adequados, terceirização, tudo isso pode significar uma economia para os empresários, mas para os trabalhadores e para a previdência pode significar um enorme prejuízo. E não falamos apenas de dinheiro, no caso dos trabalhadores é a vida e a saúde que estão em jogo. Por isso é tão importante discutir, entender e valorizar o tema.

 O jornal O Tempo lançou essa semana a série “Epidemia Silenciosa”, que tratará justamente a saúde do trabalhador. A reportagem especial contará com histórias de trabalhadores que tiveram suas vidas destruídas devido a acidentes de trabalho, número de pessoas que morrem por causa da falta de segurança, descaso das autoridades com os acidentados e valores de quanto isso tudo custa ao estado. Veja a primeira matéria que apresenta a série e aponta a importância da discussão do tema.

 

 

Trabalho mata mais do que a Aids

 

Doenças e acidentes no exercício da profissão fazem 2,31 milhões de vítimas fatais por ano no mundo, além de mutilar e afetar a saúde de mais de 300 milhões

ANA PAULA PEDROSA/QUEILA ARIADNE

Um segundo de distração, a falta de um equipamento ou o simples ato de respirar pode significar a diferença entre a saúde e a doença. Ou entre a vida e a morte. Esses fatores, combinados com falta de legislação rígida ou de fiscalização, matam, por ano, 2,3 milhões de pessoas no planeta. A causa em comum desses óbitos não é uma guerra ou um vírus incurável. O trabalho é o responsável por essa epidemia silenciosa, presente no mundo inteiro, mas mais intensa em países em desenvolvimento, como o Brasil.


O país registra, por ano, 737 mil casos de doenças ou acidentes laborais, o que significa 2.020 vítimas por dia com consequências que vão desde o afastamento temporário até a morte, passando por invalidez e enfermidades sem cura. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Anuário Estatístico da Previdência Social. Oito em cada dez vítimas prestam serviço de maneira terceirizada, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).


Os números são altos, mas muito maior do que eles, é o sofrimento das vítimas, que, além de terem a vida comprometida, ainda passam anos buscando fazer valerem seus direitos. São essas histórias que serão contadas na série “Epidemia silenciosa”. As reportagens serão publicadas nesta semana, que tem datas marcantes: na terça-feira é comemorado o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho e, na sexta-feira, é comemorado o Dia do Trabalho.

Combater essa epidemia é uma corrida contra o relógio. De acordo com a OIT, a cada 15 segundos, em algum lugar do planeta, um trabalhador morre e 153 sofrem acidentes ou são diagnosticados com uma enfermidade ligada a seu ofício. Os óbitos provocados pelo trabalho superam os da Aids, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz 1,8 milhão de vítimas fatais por ano no planeta. No Brasil, os novos casos de acidentes ou doentes do trabalho são 22% superiores aos cerca de 576 mil diagnósticos anuais de todos os tipos de câncer contabilizados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“A ocorrência de acidentes e doenças do trabalho no Brasil não é uma simples questão de falta de legislação ou fiscalização, mas um conjunto de fatores, aí incluída a própria fragilidade da relação de trabalho, que propicia e perpetua práticas que colocam os trabalhadores em risco”, diz o diretor-adjunto e oficial encarregado do escritório da OIT no Brasil, Stanley Arthur Gacek. 

Fonte: O Tempo