Saúde busca diminuição da jornada

Boa parte dos servidores da Fhemig e da Hemominas poderá optar por passar de 40 para 30 horas semanais de trabalho, tendo, porém, seus salários reduzidos para a tabela de 30 horas. Após reivindicação do SInd-Saúde, os presidentes das fundações e a Secretaria de Planejamento (Seplag) repassaram a informação aos diretores do Sindicato e aos representantes das fundações em reunião realizada nesta terça-feira (22). O Sind-Saúde cobrou e continuará cobrando para que os direitos sejam sempre estendidos para todos servidores da saúde, reafirmando que a luta do Sindicato é pelas 30 horas para todos, sem redução de salários.

Segundo a subsecretária de gestão de pessoas, Fernanda Neves, o governo irá elaborar a redação de uma emenda ou de um novo Projeto de Lei que trate da redução da jornada para outras categorias e enviará para a ALMG. Ainda de acordo com ela, este projeto será enviado após a aprovação da categoria.

Fhemig

Segundo o presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros, com exceção dos auxiliares administrativos, todos os cargos da Fhemig serão abrangidos por uma emenda ou Projeto de Lei para poderem optar pela redução da carga horária para 30 horas. O Sind-Saúde defende que não pode haver discriminação, e que os auxiliares administrativos também sejam contemplados.

Para os enfermeiros e técnicos de enfermagem da Fhemig, que já possuem uma lei que os dá o direito de optar pela redução da jornada (com redução salarial), a Fundação irá levantar os nomes daqueles que desejam ser contemplados, e a listagem será apresentada para ser aprovada na próxima reunião da Câmara Técnica do governo, a ser realizada no dia 21 de dezembro.

Hemominas

A presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Cioffi disse que nos estudos que fizeram, foi observado que de fato a carga de 40 horas está muito difícil para a maioria dos casos. Então a posição da Fundação é dar a opção para que os assistentes de hematologia e hemoterapia voltem para a tabela de 30 horas.

Funed

A responsável pela Divisão de Gestão de Pessoas da Fundação Ezequiel Dias, Ivete Mamedes informou que inicialmente não é possível garantir a tabela de 30 horas para os servidores da Funed. O Sind-Saúde reforçou que é preciso fazer um estudo mais detalhado, pois certamente é possível adequar os turnos para a tabela de 30 horas, o que poderia até aumentar a produtividade.

Prêmio de Produtividade – Governo enrola!

O Governo mantém o discurso de falta de recurso para o pagamento do prêmio. Agora, a possibilidade de pagamento foi estendida até o início do ano que vem.

Informe:

O restante da pauta de reivindicação será discutida com os representantes das fundações. Acompanhe!

000reuniao30horas_1.JPG

000reuniao30horas_2.JPG

Além dos representantes das fundações e dos diretores do Sind-Saúde, compareceram à reunião o deputado Adelmo Leão e a assessoria do deputado Carlos Mosconi

Confira abaixo o nosso boletim:

Boletim 30 horas.jpg