Reunião Mensal com a gestão da Fhemig

Representantes do Sind-Saúde se reuniram na manhã dessa segunda-feira, 14/03, com gestão da Fhemig para dar continuidade à Mesa Específica de Negociação.

afhemigsite

Na manhã dessa segunda-feira, foi realizada reunião da Mesa Específica de Negociação com a Fhemig, com a presença de representantes do Sind-Saúde e da Digep (Diretoria de Gestão de Pessoas da Fhemig).

Juiz de Fora: servidores enfrentam dificuldades em receber atendimento do Sistema Público de Saúde. Com a incapacidade de o Ipsemg suprir a demanda, foi realizado um acordo para que os servidores pudessem ser atendidos na unidade, sem prejuízo à população. Só que há denúncia de que a gestão está encerrando esse diálogo. O Sind-Saúde solicita que haja uma negociação, afinal, trabalhador não deixa de ser usuário.

Avaliação de desempenho: Ainda em Juiz de fora, os trabalhadores denunciam a forma como vem sendo realizada a avaliação de desempenho. O Sindicato aponta que esse é um problema presente também em outras unidades e solicitou à gestão um acompanhamento mais direto. A diretoria de gestão se comprometeu a iniciar um treinamento presencial nas unidades da capital e do interior.

bfhemigsite

Servidores com mais de 60 anos: a gestão afirmou que irá fazer um levantamento e estudar uma forma de acompanhar esses trabalhadores. Além desse estudo, o Sind-Saúde cobrou também que a gestão dialogue com esses servidores para saber as dificuldades que eles enfrentam nas unidades.

Alimentação: O Sind-Saúde criticou a demora no encaminhamento de algumas reivindicações, como é o caso das más condições da alimentação servida nas unidades. A gestão, mais uma vez, disse que vai rever os contratos com as empresas que prestam esse serviço.

Portaria sobre a Giefs: também caminha a passos lentos. De acordo com a gestão, o texto ainda passa por um processo de revisão para então apresentar a minuta. O Sind-Saúde solicitou um prazo de no máximo 60 dias para acessar o documento.

cfhemigsite

Plantão sobreaviso: a gestão afirmou que as propostas feitas pela Fhemig ainda aguardam definição da Seplag, para então ser apresentada uma resolução.

Plantão estratégico: a diretoria se comprometeu a defender um controle mais rigoroso e o Sind-Saúde segue denunciando a ilegalidade de o plantão ser permitido somente para médicos.

Hospital Alberto Cavalcanti: Um dos trabalhadores do Hospital Alberto Cavalcanti esteve presente na reunião para falar da realidade atual na unidade. Relatou à gestão o caso de perseguição a alguns servidores, que ocasionou trocas de setor injustificadas.  Alguns trabalhadores mobilizados enviaram um documento à presidência da Fhemig, solicitando um parecer sobre a ação da diretoria do Hospital. A surpresa foi que a presidência simplesmente replicou a decisão do diretor, sem se posicionar sobre o acontecido.

O trabalhador e o Sind-Saúde criticaram essa postura da gestão da Fhemig, que não tem priorizado o diálogo com o trabalhador, sem construir espaços para a escuta e o fortalecimento de soluções.

A diretoria de gestão disse que o caso já passou pela ouvidoria e agora espera posição da procuradoria. O Sind-Saúde ressaltou que vai fortalecer a luta dos trabalhadores do Alberto Cavalcanti contra qualquer tipo de perseguição e arbitrariedade da gestão.