Reunião com governo 27/10

Trabalhadores do Hemominas em luta por equiparação de salários

Os servidores do Hemominas, representados pelo Sind-Saúde/MG, tiveram nesta sexta-feira uma reunião com governo e direção da Fundação para discutir temas relacionados tanto à remuneração dos servidores já em exercício de suas funções. Outros temas dsicutidos foram a nomeação dos profissionais que foram aprovados no último concurso e a necessidade de novos editais para suprir a demanda vigente.imagem site

Mais uma vez, o déficit de pessoal em todas as unidades da Hemominas, foi citado como tema de grande urgência, inclusive no interior, onde a situação é mais grave. Segundo a presidente da Fundação, Junia Cioffi, já foram feitos diversos pedidos junto à Seplag para realização de concurso público para suprir a demanda, mas não estão autorizando novas contratações, salvo para situações de substituição no caso de desligamento ou por aposentadoria de antigos funcionários. O que torna a situação bastante preocupante é o prazo de vencimento dos contratos vigentes que não são passíveis de renovação. O Hemominas conta hoje com significativa mão de obra contratada que, de acordo com o entendimento do Sind-Saúde/MG, deve ser substituída por mão de obra concursada. Os contratos têm vencimento no próximo dia 6 de novembro.

Outro ponto de relevância na discussão de hoje foi a situação dos cerca de 110 profissionais da categoria ATHH que aguardam equiparação dos salários com os funcionários ingressos em concursos subsequentes. Os servidores citados tomaram posse em 2001, quando de acordo com a lei vigente todos os funcionários ingressos deveriam receber o equivalente ao nível 1 da tabela de remunerações. 4 anos depois, em 2005 a lei sofre alterações e a partir de então os ingressos assumem seus cargos com recebimentos equivalentes ao nível 2 para as mesmas funções dos primeiros. Em 2011, depois de muita reinvindicação, os primeiros aprovados alcançaram o segundo nível e passaram a ter a mesma remuneração dos funcionários aprovados em 2006. Porém a luta destes servidores é para que a equiparação seja feita de acordo com a lei, que prevê remuneração de nível 4 para os mesmos, tendo em vista o tempo de serviço prestado. Os profissionais exigem do governo que refaça a adequação de salários com correção do valor retroativo desde 2001.

Foi discutida também a bonificação por plantões em finais de semana para os funcionários do Hemominas. Bem como já acontece em outros setores da saúde pública, os servidores da Fundação reivindicam a recompensa de 50% por plantão cumprido.

O governo do estado, através da representação presente na discussão, solicitou estudos mais aprofundados e apresentação de dados numéricos para ambas as pautas, mas embora tenha demonstrado abertura, não apresentou nenhuma definição concreta.