Resistência no Galba Ortopédico

Trabalhadores do Galba Ortopédico pressionam e Fhemig recua da transferência arbitrária 

Vista da plateia

Os trabalhadores do Hospital Ortopédico Galba Velloso (HOGV) não vão acatar nenhuma decisão arbitrária da Fhemig.  Essa determinação foi tirada na tarde de hoje quando a Direção de Gestão de Pessoas(Digepe) da Fhemig se dirigiu ao auditório do Hospital para comunicar aos trabalhadores que eles serão transferidos para as unidades do João XXIII e do Hospital Maria Amélia Lins por causa da interdição do HOGV pelo Ministério Público.

Os trabalhadores pontuaram que o Ministério Público aponta restrições ao funcionamento do Hospital devido à falta de reforma estrutural e não por causa da assistência: “Somente existe a intervenção da Justiça quando existe a omissão do Estado”, apontaram os servidores.

O Sindicato só foi informado da reunião pelos trabalhadores, e não pela gestão, por volta das 13h desta sexta (28) com a reunião já marcada para as 14h30 pela Digepe.

Neuza fala

Os representantes da gestão recuaram da posição de comunicar a transferência dos trabalhadores ao confrontarem com um auditório de servidores indignados e dispostos a defenderem o Hospital e a população que, como disseram, estava ali representada pelos seus agentes públicos. Conforme os representantes da Fhemig disseram eles estavam ali para começar um diálogo com os trabalhadores e não para encerrar esse diálogo.

O Sind-Saúde esclarece que os trabalhadores não se submeterão à intransigência da gestão da Fhemig e que qualquer decisão terá antes que passar por todos os encaminhamentos que respeitem os servidores. Já estão agendadas reuniões com a mesa do Conselho Estadual de Saúde e com a Fhemig na segunda-feira (31/07). O gabinete do deputado Rogério Correia está tentando agendar com o governo reunião para discutir o assunto também na segunda-feira.