Reivindicações 2013

Assembleia geral define pauta de reivindicações e discute acordo do governo para SES

assembleia 27 almg votação

Os trabalhadores da saúde aprovaram a pauta de reivindicações da campanha salarial 2013 durante a primeira assembleia geral do ano realizada nesta quarta-feira (27/02) no pátio da Assembleia Legislativa (ALMG). Além da pauta geral que será entregue ao governo nesta quinta-feira, os trabalhadores utilizaram a primeira parte da assembleia para discutir pontos pendentes da negociação do ano passado, sobretudo, sobre o projeto de lei que deve ser encaminhado ao legislativo que dispõe sobre o acordo com órgãos excluídos pelo governo: SES, ESP e campus da Unimontes. Com muita dificuldade e revoltados, os trabalhadores da Secretaria aprovaram a assinatura do termo, mas vão continuar mobilizados na luta pela recuperação dos salários em 2013.

Para a campanha salarial 2013, os trabalhadores reivindicam aumento real dos salários, incorporação da gratificação complementar para todos da saúde, aprovação do novo plano de carreira, equiparação salarial, dentre outros.

Uma nova assembleia foi pré-agendada para maio com o objetivo de organizar a categoria e abrir negociação com o governo.

Acordo SES

Avaliando que estão no limite da negociação com o governo e a dificuldade de avançar mais, os trabalhadores aprovaram  que o acordo que envolve a Secretaria de Saúde (SES) seja assinado com duas adequações: acrescentar “2012” no título “Termo de Acordo”, e alterar o trecho que trata dos Especialista em Políticas e Gestão de Saúde (EPGS) para: “As partes acordam que será promovido o imediato reposicionamento dos EPGS, considerando os requisitos de escolaridade para mudança de nível, afim de corrigir as distorções atualmente existentes”. Os trabalhadores criticaram a ausência do retroativo do reajuste e estavam revoltados com esse acordo, demonstrando que irão continuar firmes na luta pela recuperação dos salários em 2013. Clique aqui para ver o acordo anterior e as considerações do Sind-Saúde.

O Sind-Saúde já enviou esses pontos ao governo e aguarda que seja marcada uma reunião para finalização do acordo, que então será encaminhado em forma de projeto de lei à ALMG e terá que passar por toda tramitação antes de ser publicado. Provavelmente, os efeitos, inclusive os reajustes, estarão em vigor a partir da folha de pagamento de abril. Os reajustes – de 5% para o nível superior e fundamental e de 15,68% para o nível médio agora e 10% em abril de 2014 – também valerão para os aposentados.

Servidores da SES, continuem mobilizados pois em 2013 vamos fazer diferente, com uma grande luta pela recuperação dos salários!

Fhemig

Foi informado sobre a listagem que o governo apresentou sobre os hospitais e setores que terão direito ao adicional de emergência. O Sind-Saúde/MG questiona a exclusão de importantes hospitais e setores. Foi acordado com o governo que mesmo após a publicação da lista, a Fhemig irá discutir as reivindicações de incorporação do adicional. Veja aqui a lista completa

Ainda durante a reunião foram eleitos mais três delegados sindicais da SES. Estiveram presentes na assembleia para apoiar os trabalhadores, os deputados estaduais Aldemo Carneiro Leão e Rogério Correia e a presidente da CUT/MG, Beatriz Cerqueira.

Acompanhe aqui no site a consolidação da pauta de reivindicação que será entregue ao governo.

assembleia 27 almg 001

Trabalhadores concentram-se para começar a primeira assembleia da saúde neste ano

assembleia 27 almg 01

assembleia 27 almg 02