Reajuste e avanços em Ibirité

Greve dos servidores da saúde municipais acaba com vitória

23-fim da greve Ibirité capa

O Sind-Saúde MG/Núcleo Regional Betim está na organização dos trabalhadores da saúde d Ibirité desde 2013, e já conseguimos avançar nas conquistas!

Depois de 14 dias de greve, os servidores da saúde de Ibirité decidiram retornar ao trabalho com o avanço nas negociações com a prefeitura. Os trabalhadores conquistaram, além dos 6% de reajuste salarial, aumento da cesta-servidor de R$60,00 para R$80,00, ampliação da margem salarial de quem recebe o benefício e os servidores que recebem cerca de R$ 860,00 não terão mais desconto do vale-transporte no contracheque. O governo promete ainda estudar nova proposta de reajuste da cesta-servidor em janeiro/fevereiro de 2015.

Os avanços obtidos passam a valer a partir de Maio/2014, os valores serão recebidos no próximo mês retroativo a maio.

Outro ganho de greve é a sinalização do Plano de Carreiras. Este será um grande avanço para a categoria e o governo afirmou que fará as comissões com representantes da gestão e dos trabalhadores para discutir a implementação do Plano de Carreiras. A comissão será criada o mais rápido possível para iniciar os trabalhos. As discussões devem acontecer até o fim deste ano. O Sindicato irá organizar a eleição dos representantes dos trabalhadores que serão escolhidos pela categoria.

A reunião de negociação aconteceu nesta sexta-feira (23/05) com o prefeito de Ibirité, Antonio Pinheiro Neto, Secretório de Governo Edilson, Procurador Municipal Fernando e Sind-Saúde Núcleo Regional Betim e Representantes dos servidores da saúde. Ao final da reunião a secretária de saúde Nádia também participou da negociação.

Os servidores da saúde estiveram reunidos durante toa a amanhã de hoje 23/05 em frente a prefeitura aguardando resposta da negociação. Após a reunião, os servidores se em assembléia decidiram encerrar a greve.

Sem repressão
Durantes as negociações, conseguimos retomar com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS e (são só os ACS) que haviam sido demitidos arbitrariamente. O governo ainda prometeu que não acontecerá nenhuma perseguição aos servidores que aderiram à greve.

Para os ACS e ACE foi afirmando ainda que o Piso Salarial em tramitação no Congresso Nacional será repassado aos agentes de Ibirité assim que a lei estiver sancionada pela presidenta Dilma.

Esse movimento dos trabalhadores que realizou a primeira greve da saúde na cidade foi vitorioso e já faz parte da história dos trabalhadores da cidade. A organização da categoria é o primeiro passo para conseguir valorização e os servidores de Ibirité iniciaram este caminho em 2014. A gestão da cidade reconhece agora o poder da mobilização dos trabalhadores da saúde.

Volta ao trabalho
Com o fim da greve decretada nesta sexta-feira, os servidores que trabalham em esquema de plantão deverão retornar aos seus locais de trabalho a partir deste sábado no dia de sua escala. Já os servidores diaristas, deverão retornar na próxima segunda-feira (26/05).

Foi acordado com a prefeitura que os dias parados não serão descontados no contracheque deste mês. Segundo a gestão, no próximo mês serão estabelecidas as datas para pagar os dias parados em cada setor o trabalhador deve se organizar junto com a chefia para pagar esses dias. A partir do próximo pagamento, a prefeitura efetuará o desconto de 02 (dois) dias por mês, a partir do momento que o servidor pagar o dia de greve, não serão descontados esses dias, caso o servidor opte por não pagar os dias, serão descontados dois dias a cada mês.

Assim que a prefeitura repassar ao Sindicato o documento do acordo para o fim da greve disponibilizaremos em nosso site e redes sociais.

23-fim da greve Ibirité 03

23-fim da greve Ibirité 02