Raio X das Mesas de Negociações

Experiência da Mesa SUS de Ribeirão das Neves é elogiada

10 Mesa SUS Reunião


A Mesa Permanente de Negociação do SUS de Ribeirão das Neves recebeu a visita do Ministério da Saúde nessa terça (10) com objetivo de fazer um diagnostico para o fortalecimento das mesas. A visita foi feita pelo consultor da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) Marcelo Arantes Barbosa Chaves. Além de Ribeirão das Neves, um calendário de visitas está agendado para acontecer nas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. Na reunião dessa terça na Mesa SUS-Neves estava em pauta o plano de carreiras (andamento para alinhar o PCCV para aplicabilidade da lei); insalubridade; transporte; saúde do trabalhador, casa do servidor e aplicação dos protocolos da Mesa 008/2011; adequação da lei 3613/2014; e a pauta de reivindicações da categoria 2018. Os informes sobre os encaminhamentos serão dados aos trabalhadores(as) em Assembleia Geral convocada pelo Sind-Saúde Núcleo Ribeirão das Neves.

Antes da reunião, o consultor da OPAS ouviu separadamente os setores de representação da Mesa. A bancada do Sindicato e trabalhadores foi ouvida primeira e depois a bancada dos gestores. Para os representantes do Sind-Saúde a Mesa também é um instrumento de gestão e dessa forma fundamental para que as negociações não travem. Em Neves, a Mesa tem funcionamento ativo desde 2011 tanto por parte dos trabalhadores quanto da gestão com um fórum legitimo de negociações e resoluções de conflito no âmbito da saúde.

No calendário de visitas, a primeira mesa a receber o representante do Ministério da Saúde foi Ribeirão das Neves. Nesta quarta (11), será a vez de Betim. Já na quinta (12), a Mesa Estadual e Municipal de Ibirité serão acompanhadas. Na sexta (13), as últimas Mesas visitadas serão Belo Horizonte e Vespasiano.

10 Mesa SUS Integrantes

Na foto, todos os integrantes da Mesa-SUS Ribeirão das Neves com o consultor da OPAS Marcelo Arantes Barbosa Chave