Problemas na Colônia Santa Izabel

Trabalhadores e comunidade apontam situações precárias e cobram solução

colonia santa izabel

Falta de segurança e diversos problemas que atrapalham a vida dos trabalhadores da Colônia Santa Izabel, em Betim, foram mais uma vez expostos para a direção da unidade da Fhemig. A situação foi discutida em reunião com o Sind-Saúde, trabalhadores, comunidade e a gestão da Colônia, que tem um novo diretor. O Sindicato alertou que caso as soluções não sejam encontradas, o Ministério Público será acionado para acompanhar o caso.  O encontro aconteceu na semana passada, sexta-feira (26/06).

Entre os problemas, relatados pelos trabalhadores e pela comunidade, está a questão da insegurança da unidade que vem registrando assaltos e violência contra os servidores. A proposta de colocar a reeducação de jovem infrator, transferida do presido de Bicas, sem estruturar a unidade para isto também preocupa os trabalhadores. A categoria cobrou do diretor da Colônia a promessa não cumprida pela gestão anterior de instalar ronda policial para inibir os casos de violência.

A carência de infraestrutura, com necrotério funcionando provisoriamente no porão da Colônia, foi criticada durante a reunião. A falta de profissionais e questões relacionadas diretamente com o trabalhador como banco de horas também foram questionados pelos presentes. A direção ficou de acompanhar de perto  os problemas apontados e de apresentar solução para os que forem de sua competência.

A coordenação de enfermagem fez pontuações quanto à falta de profissionais para atendimento e a questão do remanejamento. A direção do sindicato pontuou que a falta de pessoal é uma responsabilidade do governo e que essa responsabilidade não deve ser transferida aos técnicos de enfermagem.

Por fim, os trabalhadores exigiram processos democráticos na escolha das gerencias.