Prefeituras agora recebem R$ 871 por cada agente de saúde

O Ministério da Saúde reajustou em 16,3% o valor que repassa aos municípios por cada Agente Comunitário de Saúde (ACS). Agora, o incentivo aumenta de R$ 750 para R$ 871 por servidor, obrigando as Prefeituras a aumentar os salários dos agentes, que atualmente costumam receber entre um salário mínimo e R$ 700.

Com o reajuste deste repasse, o Sind-Saúde cobrará dos municípios um aumento significativo dos salários dos ACS e também dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) na data-base deste ano, que em todos locais deve ser antecipada em virtude do período eleitoral.

A cobrança do Sindicato é que esses R$ 871 sejam integralmente repassados aos agentes em forma de salário-base. Os gastos com benefícios, equipamentos e produtos devem ser a contrapartida dos municípios, visto que o trabalho desenvolvido auxilia em muito na prevenção, controle e acompanhamento de doenças da população da cidade.

O Sindicato também cobra pela efetivação dos agentes que estão em serviço.

Clique aqui para acessar a notícia publicada no Portal do Ministério da Saúde: “Mais de R$ 400 milhões para reajuste a agentes comunitários”