Prefeitura não cumpre metas

A Secretária de Saúde de Belo Horizonte não atinge as metas do Ministério da Saúde

Em parecer conjunto das Câmaras Técnicas do Conselho Municipal de saúde, os conselheiros avaliaram a partir do Relatório Anual de Gestão de 2012 que a secretaria não atingiu em sua totalidade os indicadores de saúde propostos pelo Ministério da Saúde. No parecer, que analisou 218 metas em 5 eixos, os conselheiros consideram que a gestão da Secretaria Municipal de Saúde “não priorizou ações estratégicas que impactassem positivamente na assistência à saúde da população” como mostram os dados abaixo:

Eixo 1

 Gestão e Regionalização a secretaria atingiu 55%;

Eixo 2

 Atenção Primária à Saúde atingiu 65%;


Eixo 3

 Rede Complementar, Urgência Hospitalar e Apoio à

Assistência atingiu 49%;

Eixo 4

 Educação e Gestão do Trabalho e Conhecimento atingiu 41%;

Eixo 5

 Pacto em Defesa do SUS atingiu 29%.

 

No parecer também foram identificados a não implementação do novo “Código de Saúde de Belo Horizonte”, além de reformas e manutenções das unidades de saúde dentre muitas outras coisas não realizadas, a avaliação é que as metas não alcançadas impactam diretamente na qualidade da assistência à saúde da população usuária do SUS/BH. A apreciação desse relatório pelo Conselho de Saúde é de suma importância para o monitoramento das atividades da Secretaria de Saúde de BH e o seu resultado evidenciam o descaso da prefeitura em consolidar o SUS como um sistema de fato universal, integral, igualitário e de qualidade. O parecer, após aprovação em plenária do Conselho Municipal de Saúde foi encaminhado para o Ministério Público de Justiça em Defesa da Saúde de Minas Gerais para que tome as providências necessárias.

 

O Sind-Saúde MG se mantém atento diante dessa discussão perante o sistema municipal de saúde que merece total atenção, pois é de inegável relevância para a população da capital e do estado.