Prefeito e secretário de saúde de Ribeirão das Neves prometem respostas às reivindicações dos trabalhadores

Em reunião com representantes dos servidores da saúde de Ribeirão das Neves, o prefeito Wallace Ventura e o secretário municipal de saúde, Dr. Douglason reconheceram a necessidade de atender às reivindicações dos trabalhadores e prometeram respostas até o dia 29 de abril, quando o Sind-Saúde Núcleo Ribeirão das Neves fará uma nova assembleia para ouvir as propostas sobre reajuste salarial e plano de carreira. O encontro desta terça-feira (19-04) foi enfim marcado após cerca de 300 servidores da saúde manifestarem na porta da Prefeitura na segunda-feira exigindo que a administração municipal recebesse a Comissão de Trabalhadores – que já havia solicitado tal reunião por ofício várias vezes desde fevereiro.

Respostas sobre reajuste salarial e readequação do PCCS

Durante a reunião, servidores reforçaram que há 10 anos ganhavam três salários mínimos e hoje, após tanto tempo de defasagem, só ganham um salário.  Essa drástica realidade é a regra no serviço público de saúde de Ribeirão das Neves e os trabalhadores estão mobilizados para alterá-la. Diante disso, o prefeito e o secretário de saúde prometeram avaliar a possibilidade de conceder um reajuste. Ficou acordado que no dia 29 de abril o secretário comparecerá à assembleia dos trabalhadores da saúde para explicitar o que poderá ser concedido. Segundo os políticos, é praticamente impossível conceder uma porcentagem única de reajuste para todas as categorias. Assim, cada segmento será estudado separadamente.

O Plano de Cargos Carreiras e Salários dos servidores, que em grande parte dos casos ou não existe ou existe de modo inadequado, também será avaliado pelos políticos e suas equipes. A resposta também será dada na assembleia.

Respostas imediatas

 

Confira abaixo algumas das promessas do prefeito e do secretário de saúde diante das reivindicações de curto prazo do Sind-Saúde:

– Será aberto concurso público para todas as categorias em julho de 2011;
– Todos os agentes de zoonoses terão férias de 25 dias úteis e não de 25 dias corridos;
– Será encaminhado um Projeto de Lei para abrir na cidade a Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS, que contará com representante do Sind-Saúde;
– O auxílio transporte será revisto para que aumente de acordo com o aumento da passagem;
– Três ocupantes de cargos de chefia que agiam com truculência e desrespeitavam os trabalhadores já foram exoneradas diante da intensa reclamação dos servidores;
– O auxílio urgência será adequado;
– Os profissionais que passaram em processo seletivo não serão mandados embora.

O Sind-Saúde observará atentamente se todas essas promessas serão integralmente cumpridas. Em caso negativo, novas reuniões e, se necessário, manifestações serão realizadas para que a Prefeitura cumpra todos os pontos.

Clique no link abaixo para acessar a matéria sobre a manifestação dos servidores na porta da Prefeitura nesta segunda-feira:

Prefeito e secretário de saúde de Ribeirão das Neves prometem respostas às reivindicações dos trabalhadores