Ponto Facultativo na FHEMIG

Trabalhadores da FHEMIG em alerta aguardam

revogação da portaria sobre ponto facultativo


Diante das constantes denúncias e desrespeito aos servidores da FHEMIG, o Sind-Saúde procurou esclarecimentos sobre a portaria que trata do servidor diarista em ponto facultativo. Diretores não foram recebidos em visita que fizeram a presidência da FHEMIG nesta segunda feira (10/04). A categoria aguarda para hoje (11) uma decisão da gestão.

A falta de regulamentação quanto ao trabalho do servidor diarista em ponto facultativo e feriado tem sido pauta de discussão do Sindicato desde o início da atual gestão da Fhemig. A tão esperada resposta veio por meio de uma portaria presidencial – um tanto incomum para uma reivindicação que ainda estava em negociação. Todos ficaram surpresos com a publicação dessa norma no órgão oficial do estado e, ao nos debruçarmos sobre ela, tornou-se clara a falta de diálogo com a representação sindical para sua construção.

Além de confusa a portaria é conflituosa, omissa e inconstitucional. Os servidores – atentos às questões que interferem em seu dia a dia – notificaram a direção do Sindsaúde e solicitaram providências. Com isso parte da diretoria do sindicato se encaminhou à Administração Central e, mais uma vez, não foi recebida pelo presidente da Fundação e sim pela chefia de gabinete, Jane Pinto Gomes.

Este fato comprova a falta de diálogo e intransigência, marcas cada vez mais significativas do atual presidente Jorge Raimundo Nahas. A porta-voz da presidência justificou que tal portaria foi elaboração conjunta entre a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digepe) e a Diretoria Assistencial (Dirass) e que o presidente somente assinou o documento. O Sindicato entendeu o fato como uma afronta, já que o canal de comunicação ainda existente se dá na Mesa de Negociação que ocorre por intermédio da Digepe, e ressaltou que a assinatura de documento oficial demonstra a ciência ou em outra análise a falta de responsabilidade do gestor.

Para buscar solução do impasse a chefe de gabinete informou que hoje (11/04) tentará uma abordagem entre as diretorias que elaboraram conjuntamente o documento. Em contrapartida o Sindicato informa que aguardará o posicionamento, mas alerta a categoria para se mobilizar caso não ocorra a revogação imediata da Portaria.

Dentre os diretores do sindicato estiveram presentes membros da atual diretoria do Sindsaúde:  Neuza Freitas, Gilberto Fragoso, Adriano Barreiros, Davidson Guerra e a delegada sindical Ana Paula.