Plenária dos Movimentos Sociais

Plenária Estadual dos Movimentos Sociais define Calendário de Lutas


movimentos sociais

Representantes de mais de 70 entidades participaram, no sábado (22), no auditório do Sindieletro-MG, em Belo Horizonte, da Plenária Estadual dos Movimentos Sociais. Na atividade, eles definiram os próximos passos para este ano e para 2015. Os encaminhamentos aprovados foram a Jornada de Lutas e o Calendários de Lutas, com mobilizações pelo plebiscito popular pela convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva da reforma do sistema político, pelo projeto de iniciativa popular da democratização da comunicação e da regulamentação da mídia e por uma auditoria das contas do governo estadual que está se encerrando.

“Uma plenária com a participação de mais de 70 entidades dos movimentos sindicais e sociais demonstra que estamos organizados e mobilizados para as lutas pela reforma política e pela democratização da comunicação. A auditoria das contas do governo de Minas Gerais que está acabando também faz parte de nossa agenda lutas para o próximo período”, afirmou Beatriz Cerqueira, presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais e coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, que coordenou a Plenária Estadual dos Movimentos Sociais juntamente com o Levante Popular da Juventude e a Consulta Popular.

Frederico Santana, da Consulta Popular e da edição mineira do jornal “Brasil de Fato”, apresentou a proposta de Calendário de Lutas, que foi aprovado, após debate com análise de conjuntura e discussão de propostas levantadas por grupos de trabalho. No dia 13 de dezembro, vão ser realizados atos e mobilizações em defesa dos relatórios da Comissão da Verdade e pela punição dos torturadores. As manifestações também lembrarão o Ato Institucional número 5 (AI-5). Caravanas caracterizadas para a disputa pela consulta popular pela Reforma Política e a Democratização da Comunicação vão ser organizadas para ir a Brasília no dia 1° de janeiro, posse da presidenta Dilma Rousseff. De 1° a 15 de março acontecerá a Jornada Nacional de Lutas pelo plebiscito da Assembleia Constituinte Exclusiva e pela Reforma Política, que vai incluir mobilização nas cidades do interior, nas capitais e em Brasília. A 4ª Plenária dos Movimentos Sociais está prevista para o período. De 1° a 3 de maio está programado o Encontro Estadual dos Movimentos Sociais, com o Dia de Lutas dos Trabalhadores, formação política, lutas pela Reforma Política e pela Democratização da Comunicação.

movimentos sociais2

Todas as atividades serão precedidas de plenárias regionais em janeiro, cursos de formação, em quatro módulos, para qualificar militantes e para aprofundar os debates. “Vamos trabalhar no campo da agitação e da propaganda, incluindo todas as nossas mídias”, disse Frederico Santana.

Também fazem parte do Calendário de Lutas, nesta  quinta-feira, 27 de novembro, às 19 horas, no Isabela Hendrix, debate sobre o Papel das Igrejas na Ditadura Militar; no dia 1° dezembro, debate dom Ricardo Alarcón, às 19 horas, no auditório da CUT/MG; no dia 5 de dezembro, às 19 horas, debate sobre Reforma Política, com Aldo Arantes e Dom Joaquim Mol, no Sindicato dos Jornalistas; e, no dia 28 de março, Jornada de Lutas Edson Luís Alves, em memória do estudante morto durante a ditadura militar.


Fonte: CUT/MG

Fotos: CUT/MG