Perícia médica na Fhemig

Gestão orienta que não existe proibição para acompanhante na GRSST

Reunião dast 12

O trabalhador que tiver um consulta médica na Gerência de Saúde e Segurança do Trabalhador (GRSST) tem direito ao acompanhante e isso será preservado na Fhemig. Essa informação foi afirmada pela diretora da gerência, Mônica Vasconcelos Diniz, em reunião com o Sind-Saúde na tarde desta sexta-feira (12/09). O Sindicato questionou o impedimento dado por médicos e pela chefia em perícias médicas. A reunião foi agendada para discutir assuntos ligados à saúde do trabalhador, principalmente quanto à relação médico-paciente. Mas o desdobramento dos pontos discutidos serão tratados no dia 23 de setembro (terça).

O Sind-Saúde/MG denunciou a ameaça e o encaminhamento para atendimento psiquiátrico, principalmente com trabalhadores questionadores. Muitos deles, claramente sem nenhum quadro psiquiátrico.

A diretora da GRSST admitiu algumas dificuldades no cumprimento das determinações, que segundo ela, são dadas pelo departamento às chefias. Outro ponto de muita reclamação dos trabalhadores e que de acordo com Monica será  alterado é a centralização da pericia médica no administração da Fhemig. Segundo ela, as unidades estão sendo estruturadas para comportar uma equipe de saúde do trabalhador para assistência e prevenção dos servidores.

Em relação a isto, o Sindicato adverte que para o efetivo cuidado com a saúde do trabalhador, os médicos do trabalho deveriam ser autônomos e não vinculados à gestão. Com o atrelamento do médico à Fhemig, se cria um entendimento que a meta é diminuir as faltas por adoecimento e não de atenção à saúde do servidor.

Casos específicos de falta de infraestrutura e situações que levam ao adoecimento, principalmente de doenças osteomusculares e doenças mentais e comportamentais,  foram tratadas durante a reunião. O Sind-Saúde/MG já havia entregue à gestão laudo técnico assinado pela engenheira do trabalho, Marta de Freitas, em que apontam diversos problemas no Hospital Galba Veloso psiquiátrico e ortopédico. A gestão afirmou que fará uma inspeção interna em todo o hospital e na próxima reunião abordará as propostas de melhoria.