Paralisação na Hemominas

Segundo o governo do estado a informação concreta sobre o pagamento do 13º deve ser divulgada nesta semana, mas servidores já trabalham com indicativo de greve.

Nesta quarta feira (13/12), foi realizado mais um importante capítulo da luta dos(as) servidores(as) da Hemominas. As mobilizações e reuniões com governo que tem sido recorrentes, são resultado da condição à que o governo do estado tem submetido a força de trabalho da Fundação. Os trabalhadores e trabalhadoras, por cumprirem um papel tão fundamental à sobrevivência humana e executarem um serviço que é praticamente único, vivem uma grande dificuldade no momento de exercerem o direito de reivindicação através de paralisações e greves.editada 1

Afinal, não se trata de algo simples. O Hemocentro de Belo Horizonte recebe e processa o sangue coletado em 25 postos do estado de Minas Gerais, o que resulta em uma média de 2.100 testes diariamente. Além desta unidade existem outras seis no estado. O material processado nas unidades, por sua vez, abastece a praticamente toda a demanda de sangue do estado. Mesmo tendo como prioridade o atendimento ao SUS, a Fundação é a principal abastecedora também da rede de saúde privada.

Além do atraso dos salários, os trabalhadores se queixam da condição de recebimento  do vale alimentação, que deixou de ser em cartão, para ser pago juntamente com os salários de forma parcelada. A categoria também mostra angustia com a falta de informação sobre o 13º salário e a enrolação das demais pautas de suas reivindicações. Nem mesmo os estagiários, que tem recebimentos entre R$700 e R$800 reais, tiveram seus acertos em dia neste último mês. O atraso do vale transporte tem sido recorrente tanto para estagiários quanto para servidores, o que tem dificultado sobremaneira o cumprimento do serviço.IMG 8960

Das sete grandes unidades Hemocentros do estado de Minas Gerais, cinco estão em paralisação no dia de hoje. Com indicativo de greve até a semana que vem, os trabalhadores das unidades decidirão em assembleia quais novas medidas devem ser tomadas. Os Hemocentros das cidades de Uberlândia, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros e da capital estão paralisados, e seguem em funcionamento apenas o de Uberaba e Manhumirim.O governador do estado informou ontem que deve publicar a data de recebimento de 13º do funcionalismo ainda esta semana. Por isso, a data da nova assembleia na semana que vem, ainda a definir, dependerá deste comunicado para que novas propostas sejam feitas já sobre a perspectiva do recebimento do benefício.editata 2

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a época de maior demanda por sangue é a que estamos entrando agora, das festas de final de ano. Segundo trabalhadoras do Hemocentro de Belo Horizonte, o Natal e virada de ano consomem mais que qualquer outra data, até mesmo o carnaval. O que estamos assistindo é um grave momento da saúde pública, que é ainda mais grave para o atendimento privado, já que é abastecido quase em sua totalidade pela Fundação, e esta deve ter como prioridade o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS).