Paralisação na Funed

Em assembleia, trabalhadores da Fundação decidem parar no dia 16/09. Funed foi excluída da proposta de negociação apresentada pelo governo

IMG-20150911-WA0001

 Na próxima quarta-feira (16/09) os servidores da Fundação Ezequiel Dias farão uma paralisação de alerta de 24 horas. A decisão veio após o resultado das negociações com o governo estadual que deixou a Fundação de fora da proposta de redução da jornada de trabalho sem prejuízo salarial, além da ausência de proposta para a revisão do plano de carreira do funcionalismo da saúde.

Ao descartar a revisão do plano de carreira, principal reivindicação da categoria, o governo apresentou a proposta de redução da carga horária de trabalho para 30 horas semanais, sem redução salarial. Esta era uma das exigências dos servidores da saúde, porém a proposta do governo inclui apenas o Grupo de Atividades da Saúde e do Hospital Universitário Unimontes, que cumprem regime de plantão, que não compreende nem a Funed nem a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG).

Com a falta de proposta para os servidores da Funed, a categoria pretende se organizar para pressionar o governo nas próximas semanas. A decisão foi tomada em assembleia geral na Fundação ocorrida na quinta-feira (10/09).

Trabalhadores da Funed escolhem a proposta de pagamento de Giefs por escolaridade

Durante a assembleia, os trabalhadores também discutiram as mudanças da política de Giefs. Alguns temas abordados foram os seguintes: a legislação referente à Giefs, a falta de transparência em relação à receita arrecadada pela Fundação para utilização no cálculo, a irregularidade na distribuição de cotas de Giefs na Fundação.

As propostas apresentadas foram as elaboradas pelo Sind-Saúde/MG e a proposta da Gestão da Fundação. O Sind-Saúde/MG colocou primeiramente em votação duas propostas: a primeira de pagamento de Giefs só por escolaridade e a segunda de pagamento de Giefs por função e escolaridade. A eleita pelos trabalhadores foi a primeira opção (Giefs por escolaridade). 

Após esta votação foi realizada também a votação para a escolha da proposta de pagamento de Giefs por escolaridade e a apresentada pela gestão. Novamente a proposta eleita pelos trabalhadores foi  a de pagamento de Giefs por escolaridade.

Baixe aqui a proposta para distribuição da nova Giefs na Funed