Oposição barra votação

Sob fortes protestos dos trabalhadores, deputados não votam abono

trabalhadores plenario

Com muito tumulto e tensão entre parlamentares, o projeto de lei (PL 2.019/15), que dispõe sobre o abono na saúde, deixou de ser votado nessa terça-feira (30/06) em Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Após cinco horas de discussão e provocações, a reunião foi suspensa e, ao retornar, o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, cancelou a sessão extraordinária marcada para as 19h, que poderia colocar o projeto em pauta novamente.

Desde o início das discussões, os trabalhadores, que lotaram várias galerias, denunciavam as tentativas de parlamentares da oposição de barrar a votação. A estratégia da oposição, assim como fez com o projeto referente aos servidores da educação, foi adiar a aprovação do acordo que prevê o abono dos R$190,00 na saúde. Nessa quarta-feira (01/07), às 09h, o projeto volta à Casa e a presença dos trabalhadores será decisiva para impedir novo circo dos parlamentares. Mesmo incentivando o confronto com a base de governo, os deputados de oposição fizeram pronunciamento de garantia de votação favorável ao projeto.

O que diz o projeto

Fruto de acordo com o Sind-Saúde, o PL 2.019 prevê o abono de R$190,00 retroativo a primeiro de junho de 2015. A cada três meses, um quarto do valor será repassado ao salário, até que em um ano o abono seja completamente incorporado. Assim, em outubro deste ano, R$47,50 será somado ao salário e manterá o abono incorporável de 3 em 3 meses até junho de 2016 .

Vamos lotar o Plenário nesta quarta-feira (01/07), às 09hrs!

**Editado dia 16/07 às 11:49