Onda de Assédio Moral

Vespasiano retoma mesa de negociação com denúncias graves de assédio moral

24910000 2014906728754975 5339363230281811653 n

No retorno das negociações periódicas na Saúde em Vespasiano, que tinham sido suspensas com a mudança de gestão, pontuaram a importância de um debate profundo sobre as relações de trabalho na cidade. A Mesa Permanente de Negociação Municipal  do SUS voltou a se reunir nessa terça-feira (11) e na pauta recebeu denúncias grave de assédio moral que parecem desnudar uma estrutura de pressão psíquica nos trabalhadores da saúde. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde), Núcleo Vespasiano, exige da gestão o acolhimento das denuncias que chegam de assédio moral e a devida investigação. O Sindicato também continuará fazendo as denúncias tanto quanto entidade sindical tanto na representação da Mesa.

O Sindicato esclarece que assédio moral é crime. Em Minas Gerais a lei 117, de 2011, tipificou as punições para essa pratica.

Com a recomposição da Mesa, novos membros foram incluídos tanto na representação da gestão quanto na do trabalhador. Um calendário de reuniões será construído para garantir a permanência das negociações.  O Sindicato espera que a formalização destas denúncias na Mesa SUS seja o passo inicial para ações da gestão que de fato inibam e punam o assediador e garanta o acolhimento da vítima.

A Mesa de Negociação de Vespasiano existe desde 2014 e é um importante espaço de dialogo entre categoria e gestão. O Sindicato acredita que é preciso fazer valer essa conquista da criação da mesa que começou com o apoio da ex-secretária de saúde.

Veja a nova composição da Mesa: