Novo abono na Fhemg

Adicional de retaguarda será discutido na próxima reunião da Mesa SUS

ABONO RETAGUARDA

Depois da reivindicação do Sind-Saúde/MG de criar uma alternativa que contemple os trabalhadores da rede Fhemig que não recebem o adicional de urgência, o governo sinalizou um passo para o acordo. Está agendada para a próxima reunião da Mesa Estadual de Negociação do SUS (que acontecerá em 13 de junho) a discussão para a criação do abono de retaguarda. A proposta já tinha sido discutida entre o Sindicato, a Secretaria Estadual de Saúde e a presidência da Fhemig em reunião anterior. Agora, a proposta segue para a Mesa de Negociação e poderá dar fim ao impasse gerado pelas restrições do adicional de emergência.

Essa pauta  foi aprovada durante a última reunião extraordinária da Mesa de Negociação que aconteceu nesta quinta-feira ( 9).

Com a criação e setorização do adicional de emergência, foram muitas as queixas dos trabalhadores que não foram incluídos e que se sentiam, de uma forma ou outra, integrado ao atendimento de emergência que envolve toda a complexidade da Fhemig. Outro fator que prejudica o dia a dia da dinâmica de trabalho é a questão da rotatividade dos setores e a troca de plantão.

O governo demonstrou durante as reuniões com o Sindicato concordar com esses argumentos. O Sind-Saúde, em acordo com o governo, elaborou a proposta do adicional de retaguarda. Apesar de contar com a possibilidade de recursos federais para resolver o problema, o governo adiantou ser viável a criação deste adicional.

O Sind-Saúde chama a atenção dos trabalhadores da Fhemig para este debate que poderá significar uma conquista importante para a categoria, mas alerta que a nossa maior reivindicação e por salários justos.