Nota em desagravo dos Servidores da Enfermagem do município de Juatuba

Viva o SUS!


Viva os Profissionais da Enfermagem!

Desde o início da Pandemia 776 profissionais da enfermagem perderam a vida para a Covid19, no país. O Brasil responde por, aproximadamente, 1/3 das mortes de enfermeiros em todo o mundo.


Os profissionais da enfermagem são a linha de frente no enfrentamento à Pandemia de Covid19. São eles que fazem o primeiro atendimento à pessoa suspeita, aplicam as vacinas, cuidam com todo zelo dos pacientes internados em UTI.

São mais de 1.8 milhões de profissionais da enfermagem em todo o Brasil que trabalham diuturnamente para cuidar da população. São 24 horas por dia, 7 dias por semana. Aos sábados, domingos, feriados, datas comemorativas como dia das mães, dos pais, natal, réveillon, não importa, a equipe de enfermagem esta sempre à postos para atender e cuidar das pessoas em todos os municípios brasileiros. Muitas vezes submetida a condições de trabalho inadequadas, falta de materiais e EPIs, jornadas de trabalho extensas, baixos salários e vínculos precários. A grande maioria desses profissionais está no Sistema Único de Saúde.


Se não houvesse o SUS com seus profissionais e toda a sua rede de equipamentos e serviços no enfrentamento da Pandemia de Covid-19 estaríamos em situação muito pior. Os profissionais têm se dedicado com afinco para garantir à população o acesso e o tratamento adequado, mesmo com a inércia do Governo Federal em adquirir vacinas, medicamentos e insumos, além da irresponsabilidade e o crime cometido, diariamente pelo Presidente da República e de sua equipe quando negam as medidas de sanitárias de proteção contra a Covid19 e preconizam “tratamento precoce” com medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença. Tudo isso sobrecarrega o SUS e, consequentemente, os profissionais.


Na terça-feira, 25 de maio de 2021, recebemos diversas mensagens de profissionais da saúde do município de Juatuba com a publicação, veiculada no Facebook, do vídeo da sessão ordinária da Câmara Municipal de Juatuba realizada em 24 de maio. Compreendemos o papel de legislador e fiscalizador do poder público por parte dos Vereadores, porém discordamos, veementemente, de denúncias sem fundamentação. Em determinado momento da sessão, o vereador Jurandir Barroso faz, em tom de denúncia, uma comparação muito infeliz entre o salário de um enfermeiro do Pronto Atendimento Municipal e o salário de um vereador de Juatuba como se o valor do vencimento do enfermeiro fosse “astronômico”. Como se um enfermeiro não pudesse ter um salário digno e adequado ao seu esforço e a sua carga de trabalho. O vereador se preocupou em saber o valor do salário do servidor, mas em algum momento procurou saber sobre as condições de trabalho da equipe de enfermagem e dos demais profissionais do PAM? Se todos têm os EPIs adequados para o atendimento de risco que realizam 24 horas por dia? Se existem equipamentos, insumos e medicamentos para o atendimento da população de Juatuba? Nem mesmo procurou saber a composição do vencimento do enfermeiro. O Plenário da Câmara é local de exercício de democracia e não cabe o uso do mesmo para divulgação de fatos sem a devida checagem e sem provas concretas. Na mesma sessão, vereador Elton dos Reis fala que Secretária de Saude tem os piores profissionais.


O Sind-Saúde, Núcleo Regional Betim, repudia qualquer tipo de atitude que possa tentar desmerecer ou rebaixar os profissionais da enfermagem que atendem a população de Juatuba com tanto carinho e dedicação. Fica aqui nosso protesto contra essa atitude e a solicitação que essa nota seja lida em plenário na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Juatuba.