Nota de esclarecimento

servidores barrados

Associação impede que servidores participem de assembleia

Apesar de ter convocado todos os trabalhadores da Fhemig para participar de assembleia nesta quinta-feira (24), a Asthemg impediu que vários servidores entrassem, demonstrando que a associação não se importa com os interesses e reivindicações dos trabalhadores e tem o claro objetivo de passar por cima da lei e se transformar em sindicato. A Justiça, porém, já emitiu duas liminares proibindo a associação de deliberar em assembleia a sua transformação em sindicato, visto que a Constituição impede a existência de sindicato “por empresa” e que já existe um sindicato que legalmente representa os trabalhadores da Fhemig, que é o Sind-Saúde.

Provavelmente tentando enganar os trabalhadores, a Asthemg chamou esta assembleia dizendo que ia tratar de outros pontos mas com o objetivo apenas de se transformar em sindicato e nos dividir. Os trabalhadores, porém, sabem que além dessa divisão ser pior para as lutas, essa associação faz o jogo do governo. Na greve que o Sind-Saúde organizou no ano passado e em outros anos, por exemplo, dirigentes da Asthemg espalharam boatos e mentiras, se aliaram à gestão e trabalharam a todo momento contra o movimento legítimo e de interesse dos trabalhadores.

Durante a assembleia desta quinta, mais uma vez a Asthemg demonstrou que ao invés de buscar união e representar os interesses dos trabalhadores da Fhemig enquanto associação, ela representa interesses pessoais e interesses do governo. Mesmo servidores filiados à Asthemg foram impedidos de entrar, com a alegação de que eram do Sind-Saúde. Os dirigentes da associação inclusive exigiam a apresentação de contracheque para provar que contribuíam com a Asthemg. A convocação, porém, em momento algum dizia que só poderiam entrar filiados. Pelo contrário, ela convida todos os trabalhadores da Fhemig – inclusive foi feita escala nos setores para participação na assembleia e em nenhum momento disseram que a escala só poderia ser feita por filiados.

Como uma entidade que diz que representa os trabalhadores da Fhemig não permite que eles próprios deliberem pela criação ou não de mais um sindicato?

Vários trabalhadores foram impedidos de entrar, inclusive com várias agressões verbais por dirigentes e pela “mesa fiscalizadora” comandada por pessoas vestidas com a camisa da associação que disseram ser responsáveis pela organização. Os servidores que foram barrados  acionaram imediatamente a Polícia Militar que os orientou a se encaminharem à Delegacia mais próxima e registrar uma queixa-crime, o que foi feito de imediato. Indignados, alguns trabalhadores que conseguiram entrar, em solidariedade aos companheiros barrados, se retiraram da assembleia e também se conduziram à Delegacia.

DSC03290 menor

O Sind-Saúde é o sindicato da Fhemig e de toda a saúde de Minas e defende a unidade de classe da categoria. A divisão só interessa e facilita ao governo.

Veja abaixo parte do vídeo do momento em que um dirigente da Asthemg proíbe trabalhadores de entrar na assembleia:

Publicação atualizada às 12h22 de 28 de janeiro