MUDANÇAS NA FUNED

Trabalhadores cobram mais efetividade e democracia nas escolhas novos gestores da FUNED

 Funed

Os delegados representantes da FUNED e diretores do Sind-Saúde se reuniram com o Presidente da fundação, Renato Fraga, na terça-feira, 07/04, para discutir sobre as mudanças tão esperadas pelos trabalhadores e que ainda não se concretizaram. O presidente iniciou a reunião apresentando a recém-nomeada vice-presidente Carmem Lucia e o recém-nomeado Marcos Simão, diretor da DPGF. Depois, contextualizou a crise que a instituição vem passando mencionando um corte de R$ 100 milhões do orçamento e a constante falta de suprimentos.

Os nomes dos diretores já nomeados à revelia da vontade dos trabalhadores (DI e DPGF) foram justificados como sendo fruto de indicações elaboradas diretamente pelo governo estadual e acatadas plenamente pelo Presidente da Funed.

Ele também deixou claro que caberá aos trabalhadores negociarem com seus respectivos diretores as mudanças almejadas na administração, mas garantiu a realização de alterações na gestão, inclusive através de uma nova revisão do organograma da Instituição.

Os presentes na mesa questionaram a demora no processo de realização de alterações institucionais, pois sentem a urgência do momento e lembram para não se adiar o que é inadiável.

Ainda na reunião, os trabalhadores descobriram que o Presidente seria sabatinado na Assembleia Legislativa, logo após o encontro com a comissão e o Sind-Saúde, e se dirigiram para lá. Porém, contrariando uma promessa de campanha do Governo Pimentel, os trabalhadores foram impedidos de participar da mesa e fazer intervenções, em um processo nada democrático, que acabou por frustrar as expectativas dos que se esforçaram e se fizeram presentes apesar da não divulgação prévia do referendo.

E no dia 13/04, estes representantes dos trabalhadores da FUNED reuniram-se também com o diretor da DPGF, Marcos Simão, com a vice-presidente, Carmem Lúcia, e com a assessora do diretor da DPGF, a Josiane, servidora da instituição.

Os dois gestores falaram da dificuldade para realizar as tão esperadas mudanças reivindicadas pelos servidores, mas prometeram que elas irão acontecer. O diretor Marcos Simão ainda disse que está disposto a implementar uma gestão participativa e, com isso, já deixou uma nova reunião marcada para o dia 22/04, às 09 horas.

Na última quinta-feira, 16/04, o presidente da FUNED deu o seu primeiro sinal de uma gestão participativa, acatando a decisão tomada em processo democrático de escolha da maioria dos servidores da DIOM, nomeando a servidora Marluce para o cargo de diretora desse setor.

Continuamos na expectativa de mudanças, pressionando as direções e a presidência da instituição. Porém, é necessário ter atenção e nos unir, pois mudanças nas diretorias deve ser apenas o começo. O que almejamos é uma gestão participativa de fato, em que as eleições realizadas pelos trabalhadores sejam respeitadas e que os servidores tenham assegurados o direito e a autonomia para discutir seus processos de trabalho em colegiados de gestão conforme os preceitos do SUS.