Mudança de secretario representa continuísmo para a saúde em Minas

O anúncio da mudança de secretário de saúde feita pelo governador Aécio Neves não irá trazer nenhum diferencial para a saúde em Minas. Nos bastidores, o novo secretário Antonio Jorge já vinha tomando muitas decisões na SES juntamente com Pestana em seu projeto político-eleitoral. O Sind-Saúde acredita que o secretario Antonio Jorge compartilha das ideias de terceirização da saúde e precarização do serviço público, tônica deste governo, já que durante todos os anos que está na saúde nunca manifestou publicamente contrário a estas políticas.   

Esta é a percepção do Sind-Saúde/MG, que acredita ser preciso muita mobilização dos trabalhadores para chamar a atenção da população neste ano eleitoral. A pressão exercida pelos servidores da saúde neste momento pode forçar a mudança de práticas até então incorporadas.

Municipalizados 

A luta já prevista para o início deste ano é a extensão dos benefícios dos trabalhadores da saúde aos municipalizados. Apesar do antigo secretario ter admitido que os municipalizados deve receber o prêmio de produtividade a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) encaminhou um Projeto de Lei (PL) à Assembleia (ALMG) que continua com a discriminação destes trabalhadores.

O Sind-Saúde/MG está acompanhando o PL na Assembleia para que os trabalhadores possam pressionar a inclusão dos benefícios na lei.