Moção de apoio do Sindifisco-MG aos servidores da saúde

O Sindifisco-MG apoia a luta dos servidores públicos da saúde do Estado de Minas Gerais, em greve desde o dia 28 de junho, por melhores salários e condições de trabalho, pela realização de concurso público para suprir o quadro deficitário de servidores e outros. As reivindicações, apresentadas ao governo pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), fazem justiça a esses servidores, tendo em vista a relevância de suas atribuições.

Nos últimos anos o governo de Minas reduziu significativamente a folha de pagamento dos servidores do Poder Executivo. Em 2002, o gasto com pessoal representava 55,87% da Receita Corrente Líquida (RCL) do Estado, caindo para 43,49% em 2005 e passando para 46,16% em 2009. Em conseqüência do descaso e da falta de investimentos no setor (estrutura e servidores), as unidades de saúde de Minas Gerais vêm funcionando em condições precárias.

Aparelhos e equipamentos em péssimas condições, exploração da escassa mão de obra, assédio moral e servidores trabalhando sob intensa pressão são alguns dos sérios problemas enfrentados pelas unidades de saúde, com consequente comprometimento da qualidade do atendimento. Razões que exigem do governo uma atitude responsável e comprometida com as necessidades dos profissionais de saúde e com os interesses da população que utiliza os serviços públicos. No ranking nacional elaborado pelo Sindifisco-MG, que avalia o gasto dos Estados na área da saúde, em 2009, em relação à Receita Corrente Líquida (RCL), Minas Gerais ocupa o vergonhoso 22º lugar, posição incompatível com um Estado que ostenta o título de segunda maior arrecadação do País.

O Sindifisco-MG  espera que o governo se sensibilize com os inúmeros problemas enfrentados pelos trabalhadores da saúde  e abra negociação com a categoria. Nessa perspectiva, o Sindifisco-MG deseja sucesso nas ações de luta do Sind-Saúde/MG e na negociação com o governo.

Belo Horizonte, 13 de julho de 2011.

Gestão 2010-2011