Mobilização se fortalece no Hospital Alberto Cavalcanti

Na manhã desta sexta-feira, 26/02, o Sind-Saúde acompanhou a visita do deputado estadual Dr. Jean Freire ao Hospital Alberto Cavalcanti. O momento também foi para levantar mais denúncias das más condições de trabalho no Hospital.

CAVALCANTI 07

Hoje, os trabalhadores(as) do Hospital Cavalcanti puderam relatar a um representante parlamentar os problemas que enfrentam diariamente. O deputado estadual Dr. Jean Freire, membro da Comissão de Saúde, visitou o Hospital acompanhado pelo Sind-Saúde. A ideia é que essa seja a primeira de outras visitas, para que sejam levantados os problemas estruturais e as condições de trabalho.

CAVALCANTI 08

Os enfermeiros e técnicos de enfermagem relataram a péssima estrutura do Hospital, como a rede elétrica e falta de compromisso de governos, que adquiriram equipamentos muito caros como o tomógrafo, sem avaliar a capacidade para a instalação. Além disso, destacaram a importância de ampliar o quadro de enfermagem, principalmente para a área específica de oncologia. Relatam que existe uma sobrecarga de trabalho que prejudica a assistência.

Os servidores(as) também denunciaram o desconto indevido de horas na folha de pagamento, mesmo quando há histórico de horas-extras. Além disso, reclamam da falta de padronização para a garantia de benefícios, como o abono de emergência. Questionam por que alguns setores têm direitos e outros não. Reafirmaram que não diálogo e que o lema “ouvir para governar” soa muito contraditório para uma gestão que toma decisões sem consultar os trabalhadores(as).

Os(as) enfermeiros(as) presentes também relataram ao deputado os casos de assédio moral, que têm enfrentado nos últimos meses, como o remanejamento sem justificativa de servidores que mantém uma postura mais crítica frente à diretoria. Os trabalhadores(as) afirmaram que muitos servidores(as) não participam mais desse tipo de mobilização justamente por medo de ameaças e perseguição interna.

CAVALCANTI 02

O deputado se comprometeu a seguir acompanhando a realidade do Hospital, tanto com relação à estrutura, como também em relação às condições de trabalho. Afirmou que as(os) trabalhadoras(es) podem contar com a intervenção do seu mandato e também com a intermediação com o governo. Além disso, afirmou que tem o interesse de encaminhar um projeto de lei que possa regulamentar a questão do banco de horas dos servidores(as). Além solicitará reunião urgente com a diretora assistencial da Fhemig e assegurou que jamais poderá ser permitido assédio moral em uma instituição pública, principalmente se tratando de um governo que veio para “ouvir para governar”. Também será agendada reunião em seu gabinete com os técnicos de Raio X da Rede Fhemig, para discutir a terceirização do serviço de imagem.

30 horas!

Durante toda a visita, a diretora do Sind-Saúde, Lúcia Barcelos, ressaltou junto aos trabalhadores que é necessário seguir pressionando o governo para que seja garantida a redução da jornada, sem redução salarial. Essa continua sendo uma forte bandeira para o avanço dos direitos na Saúde.

Seguir em mobilização

O Sind-Saúde assume o compromisso de seguir ao lado dos(as) trabalhadores(as) do Hospital Alberto Cavalcanti, na luta pela defesa dos direitos. Também convoca a outras categorias que tragam as suas reivindicações específicas, para que a mobilização seja cada vez mais forte e que pressione o governo a valorizar estes guerreiros trabalhadores.


“NÃO SE CONTRÓI SAÚDE SEM VALORIZAR SEUS TRABALHADORES”