Mesa SUS

Primeira reunião do ano debate problemas enfrentados nas unidades de saúde do Estado

26 - mesa sus 2

Na manhã desta quinta-feira (26/03), aconteceu a primeira reunião da Mesa Estadual Permanente de Negociação do SUS-MG deste ano, que contou com a presença do secretário estadual de saúde, Fausto Pereira dos Santos e representantes do Sind-Saúde/MG.

O sindicato reafirmou a importância deste espaço democrático de negociação entre trabalhadores e gestão e cobrou que os assuntos debatidos tenham resolução.

Sobre a organização da Mesa de Negociação, os membros concordaram que é importante discutir e rever o regimento interno e a representatividade dos trabalhadores e das entidades. Foi entendido que é necessário um regimento mais consistente e mais objetivo que torne o espaço um local de deliberação e resultados.

O Sind-Saúde pediu que, acima de tudo, a Mesa tenha autonomia para deliberar sobre as demandas dos trabalhadores e para definir resoluções das condições das unidades de saúde do estado. O secretário da Mesa, Roger Carvalho, reafirmou a importância do governo estabelecer poder ao secretário de saúde de negociar as demandas e as questões financeiras, não repassando essa função – como no governo anterior – à Seplag.

Ainda deliberou-se a criação de um grupo de trabalho que reveja o regimento interno e as demandas da Mesa Estadual Permanente de Negociação do SUS, que será ocupado com três integrantes dos trabalhadores e três do Governo. O primeiro encontro desse grupo acontecerá no dia 16 de abril, quinta-feira, às 10 horas, na Cidade Administrativa.

26 - mesa sus 1