Mesa SUS beneficia servidores/as de Esmeraldas

Em seminário, sindicato, secretaria municipal de saúde e conselho municipal aprovam a implantação da Mesa SUS em Esmeraldas.

080810 esmeraldas geral

O Sind-Saúde/ MG – Núcleo Regional Betim, realizou no dia de hoje (08/08), um seminário para oficializar a aprovação da Mesa SUS no município de Esmeraldas. Como resultado de uma luta dos trabalhadores junto ao Núcleo Betim do sindicato, desde a gestão passada, a chegada da Mesa ao município significa um importante avanço das discussões em defesa dos trabalhadores. Tanto no que diz respeito à prevenção e mediação de conflitos, quanto no fortalecimento das lutas por direito dos servidores municipais.

O evento que contou com a participação do prefeito do município como ouvinte, foi conduzido por uma mesa debatedora composta apenas por mulheres. Dos diretores do sindicato presentes, Luís Cláudio, Yara Diniz e Conceição Pimenta, as mulheres compuseram a mesa, e fizeram a coordenação da mesa e apresentação da entidade sindical, respectivamente. Sob a complementação dos representantes presentes, a diretora Conceição contou um pouco da história do Sind-Saúde, desde a criação até a ampliação para outros municípios.

080818 esmeraldas mesa

Também compuseram a mesa, a vice presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Licínia Pires, e a secretaria de saúde do município Kaity Guimarães, que se emocionou ao falar sobre os problemas vivenciados pelos trabalhadores da saúde pública municipal e da importância deste novo ambiente para fomentar a discussão. Por último, a apoiadora da mesa SUS, Elizabete Silva, fez uma explanação detalhada dos objetivos da Mesa, e como tem sido a experiência desta atuação nos municípios onde a discussão já data de mais tempo.

De acordo com a apresentação de Elizabete, das 61 Mesas SUS oficializadas no território nacional, oito estão em Minas Gerais. O que parece pouco, mas se analisadas a partir do ponto de vista da qualidade mais que da quantidade, merece destaque o êxito da atuação da Mesa SUS Betim que teve, inclusive, reconhecimento a nível nacional através do Prêmio Inova SUS (2011), pelo Ministério da Saúde. O projeto contemplado foi uma análise do sucesso da Mesa SUS Betim ao longo dos anos desde a implantação. Dentre as conquistas, duas de grande relevância são: a extensão da licença maternidade de quatro para seis meses e a fixação dos profissionais médicos no município através da criação da gratificação de difícil lotação e fixação (GDLF).

Confirmado o sucesso da Mesa para o avanço das pautas dos trabalhadores, o Núcleo Betim tem trabalhado incessantemente pela implantação nos outros municípios da regional. Das nove cidades que o sindicato levou a proposta, três já estão implantadas e quatro estão em fase de aprovação. Logo depois de oficializada a aprovação de Esmeraldas pelas partes componentes no seminário, foi encaminhada a data da primeira reunião da mesa SUS do município, onde será oficializada a sua implantação. No próximo dia 22 de agosto, acontecerá a primeira reunião da Mesa SUS Esmeraldas, onde serão encaminhadas as primeiras deliberações, incluindo a definição da composição e decretos da Mesa SUS local.

080810 bandeira